Dados do Trabalho


Título

Estudo piloto: estimulação das habilidades sociais em crianças, adolescentes e seus cuidadores durante o período de semi-internação no hospital-dia infantil (IPQ-HCFMUSP)

Introdução

Consideram-se as habilidades sociais como um grupo de comportamentos emitidos por um indivíduo quando ele se encontra em um determinado contexto interpessoal. As habilidades sociais dependem de variáveis sócio-culturais e podem ser divididas em classes e subclasses como, por exemplo, empatia, assertividade, civilidade e autocontrole. Déficits em habilidades sociais podem afetar não apenas a qualidade de vida mas também as relações interpessoais.

Objetivo

Capacitar os participantes dos grupos a diferenciarem satisfatoriamente as reações e comportamentos que aumentam problemas futuros associados às habilidades sociais dos que diminuem.

Método

A intervenção ocorreu em 12 encontros e foi dividida em quatro etapas: na primeira etapa é realizada a avaliação pré-intervenção. Na segunda etapa é feita a psicoeducação. Na terceira etapa são discutidas nove situações cada uma em um encontro. Na quarta etapa ocorre a avaliação pós-intervenção com nova aplicação dos Inventários de Habilidades Sociais e a devolutiva para os participantes.

Resultados

Resultados do Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes: a média pré-intervenção em empatia foi de 23,75 para frequência e 70,5 para dificuldade. Depois da intervenção, a média para frequência foi 21,25 e 56,75 para dificuldade. Em civilidade, a média pré-intervenção foi de 24,66 para frequência e 62,83 para dificuldade. Depois da intervenção, a média para frequência foi 37 e 51,41 para dificuldade. Em assertividade a média pré-intervenção foi de 41,25 para frequência e 53,08 para dificuldade. Depois da intervenção, a média para frequência foi de 51,25 e 40,91 para dificuldade. Resultados do Inventário de Habilidades Sociais, Problemas de Comportamento e Competência Acadêmica para crianças: a média geral para habilidades sociais na pré-intervenção foi de 19,84 e 23,57 na pós-intervenção. A média geral para problemas de comportamentos na pré-intervenção foi 89,52 e 82,15 na pós-intervenção.

Conclusão

Os resultados indicaram melhoras nas habilidades sociais trabalhadas durante a intervenção, principalmente a empatia e a civilidade. No entanto, é preciso salientar que, ao aumentarem seu repertório de habilidades, os participantes tornam-se mais autocríticos, avaliando com mais severidade o que antes consideravam normal, mas que descobriram ser comportamentos desadaptados.

Palavras-chave

Palavras-chave: habilidades sociais, infanto-juvenil, hospital-dia

Área

Neuropsicologia

Autores

LEIDIANA PEIXOTO RIBEIRO DOMIGUES, CRISTIANA CASTANHO DE ALMENIDA ROCCA, TELMA PANTANO , SANDRA SCIVOLETTO