Dados do Trabalho


Título

Capacidade discriminatória da escala Personality Psychopathology Five do Minnesota Multiphasic Personality Inventory-2-RF em pacientes com transtorno obsessivo-compulsivo

Introdução

A PSY-5 é uma escala baseada no modelo clássico de cinco fatores da personalidade: Agressividade, Psicoticismo, Neuroticismo, Introversão e Perda de controle.

Objetivo

O presente trabalho teve como objetivo utilizar a escala da Personality Psychopathology Five (PSY-5), que faz parte do Minnesota Multiphasic Personality Inventory 2 – Restructured Form (MMPI-2-RF), para estudar a sua capacidade em diferençar pacientes com transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) de participantes saudáveis e classificá-los de maneira correta nos seus grupos, respectivamente.

Método

Cinquenta pacientes com TOC (entre 18 e 60 anos) e 150 participantes saudáveis foram pareados caso a caso por sexo (56% mulheres em cada grupo) e idade média de 36 anos em cada grupo. Para a classificação dos grupos foi realizada uma análise discriminante inserindo todos os cinco fatores da escala e utilizando o método stepwise para a seleção daquelas que mais discriminariam os grupos. As análises estatísticas foram realizadas com o software SPSS (IBM, versão 19). Setenta e cinco porcento da amostra foi classificada corretamente (lambda de Wilks 0,767; p-valor<0,001), sendo 37 pacientes (de 50) e 114 controles (de 150).

Resultados

Os dois fatores que mais conseguiram discriminar entre os grupos foram Neuroticismo (coeficiente canônico padronizado de função discriminante 0,756; F-exato=37,7; p-valor<0,001) e Introversão (coeficiente canônico padronizado de função discriminante 0,611; F-exato=29,8; p-valor<0,001). Por conta da seleção do método stepwise não foram utilizados os fatores de Agressividade, Psicoticismo e Perda de Controle para discriminar os grupos.

Conclusão

O conhecimento dos traços da personalidade é importante para uma melhor caracterização da amostra de pacientes com TOC, e também por poder servir como norteador do tratamento, eventualmente auxiliando em desfechos como qualidade de vida e funcionamento diário. A literatura mostra que estudos prévios reportaram o fator Introversão alterado no TOC, que também pode ser considerada como uma característica que se confunde com o critério diagnóstico do TOC (bem como dificuldades em habilidades sociais) uma vez que para se ter o transtorno, é necessário que os sintomas atrapalhem e incomodem o paciente (entre outros, em suas relações sociais). Estudos prévios também encontraram o Neuroticismo como traço de personalidade alterado em pacientes com TOC, utilizando outro instrumento (NEO-PI). Futuros estudos deverão avaliar traços da personalidade como preditores do tratamento do TOC.

Palavras-chave

Transtorno Obsessivo-Compulsivo; PSY-5; MMPI-2-RF;

Área

Neuropsicologia

Autores

JAMILA APARECIDA ROCHA PIMENTEL, MARCELO CAMARGO BATISTUZZO, ANTÔNIO DE PÁDUA SERAFIM