Dados do Trabalho


Título

DELIRIUM COMO PREDITOR DE RISCO DE MORTE EM IDOSOS HOSPITALIZADOS: ESTUDO DE COORTE

Introdução

O delirium é uma síndrome confusional comum em idosos, considerado um distúrbio agudo da atenção e cognição. Desenvolve-se devido à ação de estressores sobre estruturas cerebrais frágeis e suas conexões, incluindo as alterações fisiológicas relacionadas ao envelhecimento. Contudo, o delirium raramente é a razão primária de admissão de pacientes, sendo comumente considerado por parte dos profissionais de saúde como uma iatrogenia promovida por fármacos ou uma psicose do paciente crítico. Mesmo em contexto clínico complexo, evidências sugerem uma influência direta do delirium na morbimortalidade de idosos.

Objetivo

Avaliar o impacto do delirium como preditor de óbito intra-hospitalar de idosos.

Método

Trata-se de uma coorte prospectiva, realizada em um pronto-socorro de um hospital terciário no sul do Brasil e aprovada pelo Comitê de Ética (CAAE 48212915.50000.5346). Inicialmente, 533 idosos (idade ≥ 60 anos) foram incluídos e foi aplicado o instrumento Confusion Assesment Method (CAM) para diagnóstico do delirium. O CAM é composto por 4 atributos: início agudo e curso flutuante; desatenção; pensamento desorganizado; alteração do nível de consciência. Foi realizada análise univariada (teste do qui-quadrado ou teste exato de Fisher) para verificar associação entre as variáveis, e o risco foi estimado por meio de regressão logística multivariada. Os valores foram considerados significativos quando p ≤ 0,05.

Resultados

Ao final da pesquisa, houve permanência de 493 idosos, com idade entre 60 a 105 anos (média de 72±8,78 anos) e maioria do sexo masculino (56%), enquanto a faixa etária predominante foi de 60 a 69 anos (45%). A chance de óbito em pacientes com delirium foi 3,4666 vezes maior do que daqueles que não apresentavam tal alteração, independente da situação clínica dos idosos.

Conclusão

Nossos resultados mostram que o delirium é um fator preditivo para óbito independente de demais situações clínicas do paciente. A aplicação do instrumento CAM possui potencial de promover maior adequação dos planos terapêuticos instituídos pela equipe de saúde para esse grupo etário.

Palavras-chave

Delirium; Mortalidade; Idosos.

Área

Neuropsiquiatria geriátrica

Autores

LUIZA ELIZABETE BRAUN, FERNANDA BARBISAN, DANIEL AGUSTO DE OLIVEIRA NERYS, IVANA BEATRICE MANICA DA CRUZ, EDNEA AGUIAR MAIA-RIBEIRO, EDUARDO DORNELLES BRITTES, STEFANY PICCININ, ANA CRISTINA GULART, MELISSA AGOSTINI LAMPERT , THAMARA G FLORES