Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DE SATISFAÇÃO, ADESÃO E USABILIDADE PERCEBIDA PELO USUÁRIO DE UM SISTEMA DE TRATAMENTO ONLINE PARA DERMATOTILEXOMANIA/TRANSTORNO DE ESCORIAÇÃO/SKIN PICKING.

Introdução

A telemedicina tem sido cada vez mais utilizada na tentativa de auxiliar os pacientes. Com a evolução desse campo, aspectos importantes como a adesão ao tratamento, a satisfação e a usabilidade das plataformas de acesso à terapia devem ser estudados para a avaliação dos potenciais benefícios dessa prática.

Objetivo

Esse estudo tem como objetivo avaliar a adesão ao tratamento, a satisfação e a usabilidade de uma plataforma digital para pacientes portadores de dermatoses crônicas com prurido/dermatotilexomania.

Método

Pacientes provenientes de um ensaio clínico que utilizam uma plataforma digital para testar a eficácia da aplicação de terapia cognitivo-comportamental via internet, comparada com um controle ativo com vídeos sobre qualidade de vida. A terapia utiliza técnicas baseadas no protocolo de Rothbaum, previamente adaptado para tratamento de Transtorno de Escoriação, e consiste em 4 módulos semanais. O controle utilizado consiste em 4 vídeos semanais sobre qualidade de vida. Os pacientes avaliaram a satisfação e percepção quanto à usabilidade do sistema. Para avaliar a usabilidade, foi utilizada uma versão traduzida (e validada) da System Usability Scale (SUS). A adesão foi aferida por meio de relatórios gerados pelo sistema do site. Realizou-se análise estatística descritiva, para caracterizar a amostra, e inferencial das variáveis coletadas, com a finalidade de quantificar o grau de satisfação dos usuários e identificar as variáveis associadas ao grau de satisfação do usuário em relação à usabilidade.

Resultados

As 28 respostas obtidas na escala SUS tiveram um escore médio de 77,67 pontos com desvio padrão de 16,4 e houve correlação direta significativa com a escolaridade (r 0,42). Quatro participantes responderam estar totalmente satisfeitos com o tratamento, dezesseis satisfeitos, oito um pouco satisfeitos, dois um pouco insatisfeitos. Além disso, 38 de um total de 62 pacientes no grupo de intervenção (61,29%) e 44 de um total de 62 pacientes no grupo controle (71,13%) completaram os quatro módulos semanais. Não foi encontrada diferença nas taxas de adesão ao tratamento pelo teste qui quadrado de yates (p 0,2).

Conclusão

A plataforma apresenta uma usabilidade acima da média da escala SUS (77,67 vs 68,00). Uma possível limitação desta avaliação é que apenas as pessoas que concluíram as etapas do estudo avaliaram o sistema. Não houve diferença da adesão entre os grupos e a maioria dos participantes mostraram-se satisfeitos com o tratamento.

Palavras-chave

transtorno de escoriação, terapia cognitivo-comportamental, online

Área

Psicoterapia e Neurociências

Autores

ALICE CASTRO MENEZES XAVIER, ALICE BARBIERI EBERT, MURILO GANDON BRANDAO, CLARISSA PRATI, CAROLINA BLAYA DREHER, GISELE GUS MANFRO, ADELE LANZIANI FAE