Dados do Trabalho


Título

INTERAÇÃO ENTRE GÊNERO E CLASSE SOCIAL: UMA FORTE INFLUÊNCIA NO AUTOCONTROLE

Introdução

O autocontrole é uma das habilidades sociais fundamentais para a resolução de conflitos, convívio em sociedade, desenvolvimento humano e bem-estar. Refere-se à capacidade individual de gerenciar as próprias emoções. É extremamente importante, considerando que o desenvolvimento de um bom repertório de autocontrole pode trazer inúmeros benefícios como sucesso acadêmico e profissional, autoestima elevada, melhores relacionamentos interpessoais, além de minimizar a susceptibilidade de problemas psicológicos e reduzir o engajamento em comportamentos violentos e criminosos. Vários problemas sociais como violência, feminicídio e abuso de substâncias podem estar relacionados a um baixo controle. Apesar disso, pouco se sabe sobre os fatores que podem influenciá-lo.

Objetivo

Portanto, o presente estudo teve como objetivo investigar a influência do gênero e das classes sociais na habilidade de autocontrole.

Método

Para tanto, foi realizada uma pesquisa quantitativa, transversal com 134 indivíduos, separados em seis subgrupos de acordo com o gênero (masculino e feminino) e classes sociais (A, B e C). Foram adotados os seguintes critérios de exclusão: diagnóstico de psicopatologias e uso de medicamentos e/ou drogas. Para avaliação de autocontrole, utilizou-se a escala Brief Self Control (BSCS).

Resultados

A amostra foi composta por 47 homens (10 da classe social A, 17 da B e 20 da C) e 87 mulheres (13 da classe social A, 48 da B e 26 da C). As análises estatísticas revelaram efeito do gênero (F1/125 = 7,94, p = 0,006) e da interação gênero e classe social (F2/125 = 5,08, p = 0,008) no autocontrole. Em outras palavras, mulheres apresentaram um maior índice de autocontrole quando comparadas aos homens, principalmente as pertencentes às classes A (Feminino: 47,01 ± 2,03; Masculino: 39,60 ± 2,21) e C (Feminino: 44,48 ± 1,38; Masculino: 38,39 ± 1,62). Entretanto, não houve diferença significativa quando comparadas apenas as classes sociais (F2/125 = 0,70, p = 0,49).

Conclusão

Tais achados revelam que o autocontrole é influenciado, principalmente, por uma combinação de gênero e classe social, fornecendo mais subsídios para o desenvolvimento de estratégias voltadas à estimulação dessa habilidade.

Palavras-chave

Autocontrole; Gênero; Classe Social

Área

Transtornos relacionados ao Estresse

Autores

ANDREA AMARO QUESADA, LUZIA CAROLINA MAIA GADELHA