Dados do Trabalho


Título

VALIDAÇÃO DA SKIN PICKING SCALE-REVISED PARA O PORTUGUÊS BRASILEIRO

Introdução

A Skin Picking Scale-Revised consiste em um instrumento autoaplicável para avaliar a gravidade do transtorno de escoriação (dermatotilexomania). Sua versão original em inglês é composta por 8 itens, avaliando, em duas subescalas, os sintomas e os danos cutâneos causados pelo hábito.

Objetivo

O trabalho tem como objetivo a validação da Skin Picking Scale-Revised para o uso na língua portuguesa do Brasil.

Método

A escala foi traduzida e adaptada para o português. Após, foi retro traduzida e enviada para os autores que aprovaram a versão. Foi então aplicada no formato on-line em pacientes com diagnóstico psiquiátrico atual de transtorno de escoriação (TE). O diagnóstico foi realizado por psiquiatras treinados em atendimento remoto. A validade concorrente da escala foi realizada através do cálculo do coeficiente de correlação (r) com as escalas Índice de Qualidade de Vida em Dermatologia (DLQI), escala de ansiedade generalizada (GAD-7) e questionário de saúde do paciente (PHQ-9), as quais avaliam respectivamente a qualidade de vida em doenças dermatológicas, os sintomas ansiosos e os sintomas depressivos.

Resultados

Foram incluídos 124 pacientes nas análises. A escala demonstrou boa consistência interna, com coeficiente alfa de Cronbach de 0,84. As análises fatoriais exploratória e confirmatória demonstraram distribuição em dois fatores similares à escala original. A validade concorrente demonstrou correlação com as escalas DLQI (r 0,73), GAD-7 (r 0,51) e PHQ-9 (r 0,43).

Conclusão

Concluímos que a versão em português brasileiro da Skin Picking Scale-Revised é um bom instrumento para avaliar a gravidade do transtorno de escoriação (dermatotilexomania).

Palavras-chave

Estudos de validação, transtorno de escoriação, escalas

Área

Outros Transtornos Psiquiátricos

Autores

ALICE CASTRO MENEZES XAVIER, ALICE BARBIERI EBERT, CLARISSA PRATI, CAROLINA BLAYA DREHER, GISELE GUS MANFRO, MURILO GANDON BRANDRAO, ADELE LANZIANI FAE