Dados do Trabalho


Título

A importância do Plano de Contingência no enfrentamento do COVID-19 no Hospital Psiquiátrico de referência de Salvador-BA

Introdução

No contexto da atual pandemia, o hospital psiquiátrico precisa de medidas para lidar com uma doença infecciosa, contagiosa e dinâmica que está alarmando a todos. A COVID-19 expõe a vulnerabilidade e as falhas da sociedade ao revelar a fragmentação do sistema de saúde em nosso país. No cenário atual, a invisibilidade do doente e dos hospitais psiquiátricos frente ao sistema de saúde pode não gerar recursos suficientes para suportar o aumento da demanda, o que torna o enfrentamento à situação ainda mais desafiador.

Objetivo

Esclarecer a importância do plano de contingência no Hospital Psiquiátrico para enfrentar a pandemia do COVID-19 com o intuito de manter a continuidade das atividades assistenciais.

Método

Em maio de 2020 o plano de contingência foi implantado no Hospital Juliano Moreira, a fim de desenvolver estratégias para o enfrentamento do COVID-19 na dinâmica hospitalar. Dessa forma, contou com adaptações na triagem na emergência, nas enfermarias, ambulatórios e em relação ao funcionamento do Hospital Dia. Ainda medidas preventivas, ações educativas, capacitação de funcionários e reorganização da triagem do paciente.

Resultados

Com a implementação das medidas de controle para disseminação nosocomial de COVID-19, menos de 10% dos pacientes internados apresentaram teste positivo para o vírus. Tal valor sugere taxa de contágio abaixo da esperada para ambientes fechados e com propensão à aglomeração, como é o caso de hospitais psiquiátricos.

Conclusão

Manter uma assistência adequada aos pacientes com transtornos mentais ganha importância ainda maior durante o período de pandemia que vivemos. Interrupção ou diminuição do ritmo de atendimentos e internações em hospitais psiquiátricos de referência, nesse contexto, podem gerar repercussões drásticas na rede de saúde mental local. Desta forma, vale destacar que todos esforços que vão na direção do enfrentamento à COVID-19, vencendo as adversidades e objetivando o pleno funcionamento das unidades de saúde mental são válidos e fortalecem o papel do hospital psiquiátrico na sociedade.

Palavras-chave

Plano de Contingência, COVID-19, Hospital psiquiátrico

Área

Outros Transtornos Psiquiátricos

Autores

MAIRA SANDES MOROMIZATO, RAIZA MARTINA ANDRE MARTINS, ANDRE LUIZ ANDRADE ARAUJO, ARTHUR MELO COUTO, ANTONIO CARLOS CRUZ FREIRE