Dados do Trabalho


Título

ANSIEDADE EM PAIS A RESPEITO DO TRABALHO DOS FILHOS MÉDICOS NO ENFRENTAMENTO A PANDEMIA DE COVID-19

Introdução

A pandemia causada pela Doença de Coronavírus (COVID-19) teve seu início no final de 2019 na China. As estratégias para enfrentamento da pandemia podem produzir danos emocionais aos indivíduos, com o afastamento de entes queridos e de suas atividades laborais, acentuando ou desencadeando fragilidades da rede de apoio.

Objetivo

Avaliar a presença de ansiedade em pais de médicos relacionados ao trabalho de seus filhos e o enfrentamento da pandemia de COVID-19.

Método

Trata-se de um estudo descritivo transversal com abordagem quantitativa. A amostra foi composta pelos pais de médicos que atuam em todo território nacional no enfrentamento da pandemia de COVID-19. Os questionários foram enviados virtualmente, disponibilizado pela plataforma Google-Formulários, sendo utilizado um questionário sociodemográfico e o General Anxiety Disorder – 7 (GAD-7) para ansiedade. Os dados foram transcritos para o programa Excel 2016, e em seguida transferidos para o Programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Foi aplicado o teste Qui-quadrado.

Resultados

Foram coletadas 349 respostas dos pais de médicos que estão atuando em todo território nacional no enfrentamento da pandemia de COVID-19, sendo que, no âmbito geral, foram encontrados 63,9% (n = 223) indivíduos com algum grau de ansiedade de acordo com a General Anxiety Disorder – 7 (GAD-7). Em relação a idade, os pais tinham entre 39 a 82 anos e os filhos de 22 a 58 anos, sendo as faixas etárias mais acometidas por algum grau de ansiedade as de 50 a 64 anos, sendo o perfil mais grave entre 55 a 59 anos. Os pais que alegaram, em quase todos os dias, sentirem-se ansiosos, nervosos ou muito tensos e se preocuparem com diversas coisas, apresentaram maiores níveis de ansiedade. Sendo observado também naqueles que, durante vários dias, não foram capazes de impedir ou controlar as preocupações, ficando agitados a ponto de ser difícil permanecerem sentados, ficaram aborrecidos ou irritados facilmente, e que sentiram medo como se algo terrível fosse acontecer.

Conclusão

Os níveis de ansiedade entre pais de médicos foram expressivamente elevados, sendo possível observar uma faixa etária com maior intensidade dos sintomas. Esse achado pode ser justificado pela preocupação, medo e incertezas relacionadas ao trabalho dos filhos médicos durante a pandemia de COVID-19. Ressalta-se a importância de novos estudos primários, em virtude da escassez de dados na literatura sobre a saúde dessa população.

Palavras-chave

COVID-19; Saúde mental; Ansiedade.

Área

Transtornos relacionados ao Estresse

Autores

BRÁULIO BRANDÃO RODRIGUES, FÁBIO FERREIRA MARQUES, JUSSANE CABRAL MENDONÇA