Dados do Trabalho


Título

O EFEITO DO ESTRESSE MENTAL EM VARIÁVEIS PSICOFISIOLÓGICAS E NA PERFORMANCE DO EVENTO COMBINADO NO PENTATLO MODERNO

Introdução

O estresse mental mostra ser um agente atuante na performance esportiva e modulador da percepção subjetiva de esforço (PSE). Considerando que a PSE é produto de um processamento cognitivo e interoceptivo, sugere-se que o estresse mental também module a resposta afetiva, o foco e a frequência cardíaca.

Objetivo

O presente trabalho teve como objetivo avaliar o efeito do estresse mental em variáveis psicofisiológicas durante o simulado de uma prova de evento combinado do pentatlo moderno.

Método

Doze pentatletas de elite realizaram, em ordem aleatória, duas condições: controle (CON) e experimental (EXP) de simulado de uma prova de evento combinado de pentatlo moderno. Na condição EXP, o estresse mental foi induzido por um teste aritmético antes da prova. Os dados da escala de sensação (ES), escala de ativação (EA), PSE, foco e frequência cardíaca (FC) foram coletados nos momentos pré e pós exercício nos minutos 0 (Pós 0), 10 (Pós 10) e 20 (Pós 20). O experimento foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Clementino Fraga Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro com número de parecer 4.144.892.

Resultados

Não houve interação entre condições (CON e EXP) e momento (Pós 0, Pós 10 e Pós 20) ou efeito principal para condição nas respostas de ES (p=0,463; p=0,646), EA (p=0,050; p=0,872), PSE (p=0,524; p=0,466) e FC (p=0,725; p=0,312). Verificou-se efeito principal para momento na ES (p≤0,05), EA (p≤0,05), PSE (p≤0,05) e FC (p≤0,05). Portanto, foi encontrado que a resposta afetiva melhora à medida que a recuperação pós exercício acontece, ao passo que a ativação, a PSE e a FC diminuem. Além disso, não houve interação entre condição e momento para foco (p=0,335), mas sim para condição (p=0,441) e momento (p=0,003), com as diferenças indicadas para Pós 0 x Pós 10 (p=0,02) e Pós 0 x Pós 20 (p=0,11), indicando um aumento do foco dissociativo conforme recuperação do indivíduo ao exercício.

Conclusão

Diante das respostas encontradas, as variáveis psicofisiológicas de pentatletas de elite não são moduladas em resposta ao estresse mental agudo induzido por um teste artimético. Portanto, estes atletas podem exibir estratégias psicológicas de enfretamento ao estresse, possibilitando-os a manter o foco na tarefa demandada.

Palavras-chave

Desempenho esportivo; Estresse mental; Pentatlo moderno.

Área

Transtornos relacionados ao Estresse

Autores

DANILO DE MORAES FAGUNDES, URSULA SCHATZMAYR WELP SÁ, MAICON DOUGLAS NEVES VIEIRA, EDUARDO MATTA MELLO PORTUGAL