Dados do Trabalho


Título

REATIVIDADE DO CORTISOL APÓS UMA ÚNICA SESSÃO DE EXERCÍCIO FÍSICO EM IDOSAS SAUDÁVEIS, COM COMPROMETIMENTO COGNITIVO LEVE E COM DOENÇA DE ALZHEIMER.

Introdução

A senescência é um processo onde ocorre diversas alterações físicas e mentais, todavia, a senilidade traz mudanças além do esperado, e por isso pode originar o aparecimento de alterações no comportamento desses indivíduos. Tanto a Doença de Alzheimer (DA) quanto o Comprometimento Cognitivo Leve (CCL) causam prejuízo cognitivo. Uma das causas relacionadas com a etiologia dessas doenças é o estresse crônico, e deste modo, os níveis do hormônio cortisol, assim como todo o eixo hipotálamo-hipófise-adrenal (HHA), pode estar desregulado. Entretanto, poucos investigaram as respostas de cortisol a um estressor agudo nessa população. Este trabalho tem como justificativa uma melhor compreensão da resposta fisiológica a um estressor físico agudo em idosos saudáveis, com CCL e com DA

Objetivo

Comparar a reatividade do cortisol a uma única sessão de exercício físico em idosas saudáveis (S) e idosas com diagnóstico clínico de CCL e DA.

Método

Foram recrutadas 22 idosas, sendo 10 S, 08 com CCL e 04 com DA. As participantes foram submetidas a uma única sessão de exercício aeróbio em esteira rolante durante 30 minutos com intensidade moderada (70%VO2max). Uma amostra de saliva foi coletada antes e logo após o exercício para posterior dosagem de cortisol. Na estatística, a ANOVA one way e ANOVA de medidas repetidas foram realizadas.

Resultados

As participantes da pesquisa não diferiram em idade (p=0,086), escolaridade (p=0,072), índice de massa corpórea (p=0,377) e sintomas depressivos (p=0,143). Como esperado, o estado cognitivo global apresentou diferença significativa entre os grupos (p=0,016) assim como para o VO2max (p=0,003). Foi observada uma redução significativa dos níveis de cortisol após exercício em todos os grupos (F=7,150; p=0,015), sem diferença da resposta entre os grupos (F=2,144; p=0,145) e nem interação (F=1,251; p=0,309).

Conclusão

Reduções significativas dos níveis de cortisol foram observadas logo após uma sessão de exercícios em idosas saudáveis, com CCL e com DA. Tais resultados podem estar implicados a uma alteração das adaptações a um estressor físico na Depressão, ou específicas do envelhecimento.

Palavras-chave

cortisol, idoso, exercício

Área

Transtornos relacionados ao Estresse

Autores

ANA BESERRA, PATRICIA DUTRA, JERSON LAKS, HELENA MORAES