Dados do Trabalho


Título

Interação entre lítio e psicofármacos na modulação de marcadores inflamatórios

Introdução

A inflamação tem sido associada com a depressão e o transtorno de humor bipolar. Há evidências de que estes dois transtornos podem provocar e/ou terem seu prognóstico agravado pela inflamação. Previamente, demonstramos que alguns medicamentos psiquiátricos podem piorar o estado inflamatório de pacientes, e essa condição pode apresentar alguma interferência na eficácia farmacológica ou na evolução da doença. Por outro lado, foi demonstrado que o lítio apresenta efeito anti-inflamatório, o que poderia contribuir para sua eficácia.

Objetivo

Avaliar in vitro o efeito inflamatório de 8 psicofármacos (antidepressivos, estabilizadores de humor e antipsicóticos) e sua interação com o lítio em parâmetros do metabolismo inflamatório.

Método

Foi realizado um estudo in vitro utilizando a linhagem celular de macrófagos RAW 264.7, os quais foram expostos em condições controladas ao lítio e em combinação com os seguintes neuropsicofármacos: imipramina, nortriptilina, olanzapina, quetiapina, carbamazepina, fluoxetina, ziprasidona, escitalopram. A dose terapêutica dos fármacos foi utilizada nos tratamentos, e a fitohemaglutinina (PHA) foi utilizada como controle inflamatório positivo. Após 72 horas de tratamento, foram realizadas análises de proliferação celular, níveis de superóxido, óxido nítrico e de espécies reativas de oxigênio. Os efeitos no ciclo celular foram determinados por citometria de fluxo, e a análise citomorfológica dos macrófagos foi realizada por microscopia.

Resultados

A linhagem RAW 264.7 apresenta alta sensibilidade, e esta pode ser a razão de todos os fármacos aumentarem algum marcador inflamatório quando comparado ao grupo controle, incluindo as células tratadas apenas com lítio. No entanto, as interações Lítio/Nortriptilina e Lítio/Escitalopram apresentaram a mais intensa queda nos parâmetros inflamatórios. Já as interações Lítio/Carbamazepina, Lítio/Olanzapina e Lítio/Ziprazidona ocasionaram destacado aumento nos parâmetros inflamatórios analisados.

Conclusão

Nossos resultados sugerem que o efeito anti-inflamatório do lítio não é universal, mas sim dependente do fármaco psiquiátrico utilizado concomitantemente. Este estudo colabora para a elucidação dos efeitos inflamatórios de diferentes psicofármacos e da interação destes com o lítio.

Palavras-chave

Farmacopsiquiatria; Estabilizadores do humor; Inflamação

Área

Psicofarmacologia

Autores

LUIZA ELIZABETE BRAUN, FERNANDA BARBISAN, VERÔNICA FARINA AZZOLIN, PEDRO ANTÔNIO SCHMIDT DO PRADO-LIMA, IVO EMILIO JUNG, CIBELE FERREIRA TEIXEIRA, DANIEL AUGUSTO DE OLIVEIRA NERYS, RAQUEL DE SOUZA PRAIA, IVANA BEATRICE MANICA DA CRUZ