Dados do Trabalho


Título

Declínio cognitivo e uso de psicofármacos em idosos com transtornos mentais

Introdução

O crescimento da população idosa é considerado um fenômeno mundial, com consequências diretas nos sistemas de saúde. Na prática psiquiátrica, observa-se o aumento do diagnóstico de transtornos mentais e uso de psicofármacos nessa população, assim como queixas frequentes que envolvem a cognição.

Objetivo

Analisar a possível relação entre declínio cognitivo e uso de psicofármacos, em idosos com transtornos mentais, assistidos pelos ambulatórios de psiquiatria de hospital universitário.

Método

Pesquisa de natureza quantitativa, exploratória, descritiva e transversal, com base em dados primários e secundários, com 59 participantes. As variáveis sociodemográficas e clínicas foram coletadas por meio de entrevista clínica semiestruturada e pelos prontuários de atendimento. Para rastreio do declínio cognitivo, foi utilizado o Mini Exame do Estado Mental.

Resultados

Os dados referentes aos idosos em atendimento ambulatorial mostraram maioria do sexo feminino, com média de idade de 67 anos, casada, com até 8 anos de escolaridade e residindo com familiares. A prevalência de diagnósticos atuais foi superior para os transtornos depressivos (52,54%), com consumo de antidepressivos inibidores seletivos da recaptação de serotonina em 67,8% dos participantes. A maioria encontrava-se em uso de 2 ou mais psicofármacos, sendo a combinação de maior prevalência, a de benzodiazepínicos e antidepressivos. Em relação aos aspectos cognitivos, 52,5% dos idosos relataram queixas cognitivas e 45,8% apresentaram pontuação, pelo Mini Exame do Estado Mental, sugestiva de declínio cognitivo. Observou-se associação desse resultado aos transtornos depressivos e ao consumo de 2 ou mais psicofármacos.

Conclusão

Embora haja evidências de que os psicofármacos representem estratégias eficazes de tratamento dos transtornos mentais, o uso para o grupo de idosos deve ser cuidadosamente analisado, pela relação de predisposição ou piora do declínio cognitivo, com comprometimento à qualidade de vida dessa população.

Palavras-chave

Declínio cognitivo, Psicofármacos, Idosos.

Área

Neuropsiquiatria geriátrica

Autores

KARINA CESTARI OLIVEIRA, PAULO ROBERTO HAIDAMUS OLIVEIRA BASTOS