Dados do Trabalho


Título

OS EFEITOS DA PSICOEDUCAÇÃO EM GRUPO NOS NÍVEIS DE ESTRESSE E ANSIEDADE EM ATLETAS DE JIU JITSU.

Introdução

Atletas estão expostos a uma exigência imensa por resultados, tanto por parte da sociedade quanto por si próprios. Seu instrumento de trabalho é seu corpo. Aliado a isso, há o receio de ser aposentado precocemente devido a lesões. Tais fatos podem representar um risco para a saúde biopsicossocial desses atletas. Diante disso, a atuação do psicólogo é fundamental no mundo dos esportes, principalmente, naqueles cujo crescimento tem sido vertiginoso, como o Jiu Jitsu. Nesse cenário, a Psicoeducação pode ser um instrumento valioso.

Objetivo

A presente pesquisa teve por objetivo avaliar os efeitos da Psicoeducação grupal nos níveis de estresse e ansiedade em atletas de Jiu Jitsu. O estudo consistiu no levantamento de dados sociodemográficos, em uma intervenção de Psicoeducação em grupo, na mensuração do estresse e ansiedade pré e pós-intervenção.

Método

Para o alcance dos objetivos, foi realizado uma pesquisa quantitativa, interventiva e longitudinal. Participaram da pesquisa dezoito atletas de Jiu Jitsu, com idade entre 18 a 35 anos, de ambos os sexos. A presente pesquisa consistiu no levantamento de dados sociodemográficos, na intervenção com sete sessões de uma hora e trinta minutos de Psicoeducação em grupo, bem como na mensuração do estresse e ansiedade pré e pós-intervenção. A ansiedade e estresse pré e pós-Psicoeducação foi avaliada por meio de um formulário desenvolvido na plataforma Google Forms.

Resultados

Observou-se que, em geral, os participantes submetidos à Psicoeducação reduziram seus níveis de estresse (p < 0.001). Além disso, observou-se diferenças entre os níveis de estresse nos grupos Psicoeducação (Mantes = 6,40 ± 0,77; Mdepois= 5,60 ± 0,46) e controle (Mantes = 7,37 ± 0,86; Mdepois = 8,62 ± 0,51) (p = 0,019). Houve efeito também da Psicoeducação na redução da ansiedade (F1/15 = 5,83; p = 0,029). Em outras palavras houve uma diferença significativa entre os participantes expostos à Psicoeducação (Mantes = 7,40 ± 2,32; Mdepois = 5,60 ± 2,12) e os do grupos controle (Mantes = 7,62 ± 2,20; Mdepois = 8,38 ± 1,06) . Ademais constatou-se uma correlação positiva entre ansiedade e desistência da prática de Jiu Jitsu (r = 0,70; p = 0,02), indicando importância de se fazer Psicoeducação nesse esporte.

Conclusão

Conclui-se que a Psicoeducação desenvolvida foi eficiente na redução de estresse e ansiedade em atletas de Jiu Jitsu. É preciso voltar o olhar para esses aspectos (ansiedade e estresse), considerando que a redução de ansiedade reduz os pensamentos de desistência do esporte.

Palavras-chave

Psicoeducação; Estresse; Ansiedade; Jiu Jitsu.

Área

Transtornos relacionados ao Estresse

Autores

LORENA PEIXOTO SAMPAIO, ANDREA AMARO QUESADA