Dados do Trabalho


Título

COVID-19 e emergência psiquiátrica: O que mudou no fluxo de assistência

Introdução

Diante da pandemia causada pela COVID-19, os serviços em saúde se adaptaram a fim de reduzir a disseminação viral e manter a assistência. O crescimento da demanda nos serviços de emergências psiquiátricas ficou evidente com o avanço da pandemia, tanto pelo agravamento quanto pelo aumento da incidência dos transtornos psiquiátricos. Um Hospital de referência em Psiquiatria com serviço de emergência e triagem, oferece atendimento 24h aos pacientes com adoecimento psíquico. Com isso, é primordial o funcionamento pleno das emergências psiquiátricas em meio a situação pandêmica, havendo a importante necessidade de fluxos de coorte ou medidas que se aproximem dessa estratégia.

Objetivo

Discutir as mudanças da assistência na emergência psiquiátrica durante a pandemia pelo COVID-19.

Método

Foi desenvolvido um plano de contingência e enfrentamento com o intuito de orientar o fluxo de atendimento hospitalar durante a pandemia. Dessa forma, uma equipe multiprofissional desenvolveu estratégias que alcançaram a triagem dos pacientes, composta de coleta de sinais vitais e entrevista breve, com perguntas diretas sobre a sintomatologia sugestiva de infecção pelo SARS-CoV-2. Atendimento com estratégia de coorte, após classificar o paciente como “sintomáticos” ou “assintomáticos”. Todos os profissionais do setor foram orientados constantemente quanto ao uso correto de EPIs, tanto para manejo de sintomáticos gripais ou assintomáticos. Tratar pacientes em agitação psicomotora, que impossibilitem a triagem, como sintomáticos e garantir as precauções adequadas.

Resultados

O Hospital Psiquiátrico em questão conseguiu manter a emergência funcionando com sua capacidade plena durante toda a pandemia até o presente momento. Nenhum paciente foi admitido com suspeita de COVID-19 na internação. Menos de 10% dos pacientes internados nos últimos 12 meses evoluíram com sintomas gripais e suspeita após a internação psiquiátrica.

Conclusão

Por fim, após o serviço de emergência psiquiátrica passar por adaptações, foi dada continuidade à triagem criteriosa, buscando enfatizar a importância em manter o serviço de emergência e urgência em pleno funcionamento. Sendo assim, prestar assistência de qualidade durante a pandemia continua sendo um desafio aos serviços de saúde mental e demonstram a importância do desenvolvimento dos planos de contingência e enfrentamento à pandemia nos hospitais psiquiátricos.

Palavras-chave

coronavírus, emergência psiquiátrica

Área

Outros Transtornos Psiquiátricos

Autores

MAÍRA SANDES MOROMIZATO, RAIZA MARTINA ANDRE CARNEIRO MARTINS, ARTHUR MELO LEMOS COUTO, ANDRÉ LUIZ ANDRADE ARAÚJO, ANTONIO CARLOS CRUZ FREIRE