Dados do Trabalho


Título

A meditação como tratamento complementar para distúrbios ansiogênicos durante pandemia COVID-19

Apresentação do caso

Paciente do sexo feminino, 30 anos, residente de São José do Rio Preto-SP, aprovada na faculdade de medicina no ano de 2020, apresentava déficit de concentração, fadiga, medos infundados, taquipsiquismo e ansiedade, evoluindo com pessimismo e ideias de ruína ao longo do período letivo. Iniciou tratamento psiquiátrico, e por meio da universidade começou um curso de meditação online, com o objetivo de melhorar a sua qualidade de vida.
O curso teve duração de 3 meses, com a apresentação de 23 temas abordando os principais aspectos teóricos e práticos da meditação mindfulness, devocional e transcendental, assim como exercícios diários para melhora do bem-estar. A paciente participava das aulas e dedicou-se às propostas do curso, realizando as tarefas e referia melhora exponencial nos quadros de ansiedade e depressão na sua rotina.
Ao término do curso, fez-se o uso de um questionário para avaliar as evoluções das queixas que haviam sido referidas no início, apresentando melhora significativa em: vitalidade, qualidade do sono, estabilidade do humor, autoconhecimento, autocontrole, maior confiança e autoestima.

Discussão

A saúde mental de jovens e adolescentes é um tema essencial, principalmente no Brasil, um dos países com maiores índices de ansiedade no mundo, agravados devido a pandemia COVID-19. Por outro lado, a meditação está associada a mudanças funcionais e estruturais do cérebro em áreas envolvidas com atenção, regulação emocional e autoconsciência, contribuindo de forma significativa tanto em transtornos ansiosos quanto depressivos. Dessa maneira, observa-se que o curso de meditação online e gratuito pode ser uma intervenção altamente acessível e eficaz frente a essa realidade.

Comentários finais

O relato acima teve como finalidade evidenciar a importância da meditação como tratamento complementar para distúrbios ansiogênicos, altamente frequentes na nossa população. Percebe-se, como foi descrito no caso, a mudança na vida da paciente depois da realização do curso. Além disso, a acessibilidade a tratamentos no Brasil tem sido um grande problema, sendo uma solução para tal, a realização de cursos de meditação gratuitos para auxiliar durante a época de pandemia.

Palavras-Chave

meditação, pandemia, ansiedade, depressão

Área

Transtornos relacionados ao Estresse

Autores

RENATO ABRITTA ZACARIAS, ARIANE AMBRIZZI, LARISSA DURAN, CAROLINE RODRIGUES SIMON