Dados do Trabalho


Título

Manifestações linguísticas na variante semântica da afasia progressiva primária com atrofia cerebral predominante no hemisfério direito: estudo de caso

Apresentação do caso

OFP, sexo masculino, 56 anos de idade, 21 anos de escolaridade, funcionário público, destro e falante nativo do Português Brasileiro. Consentiu em participar do estudo através da assinatura do TCLE. Foi encaminhado para avaliação neuropsicolinguística e, após esta e demais exames médicos, recebeu diagnóstico neurológico de afasia progressiva primária, variante semântica (APP-vS). Sua esposa relatou as queixas: irritabilidade, anomia, dificuldades de memória e de orientação espacial e erros ortográficos. Ao longo das avaliações também mencionou dificuldades em entender piadas e ironia. OFP realizou Ressonância Magnética e Single Emission Computed Tomography (SPECT) que indicaram atrofia cortical e hipoperfusão com predomínio nos lobos temporais, mais acentuados à direita. A avaliação neuropsicolinguística foi composta pelos testes: Bateria Montreal-Toulouse: Discurso narrativo, Nomeação escrita e oral, Fluência verbal, Repetição, e Entrevista dirigida apresentaram escore Z alterado. Exame cognitivo Addenbroke: alterações nos domínios “memória” e “linguagem”. Bateria Montreal de Avaliação da Comunicação: as tarefas de Interpretação de metáforas, Discurso narrativo - reconto parcial e Julgamento semântico apresentaram alterações; na tarefa de interpretação de atos de fala indiretos o paciente esteve dentro do padrão de normalidade.

Discussão

A avaliação deste caso indicou que funções linguísticas dependentes de ambos os hemisférios foram comprometidas em decorrência da atrofia cerebral bilateral. A literatura descreve que na APP a neurodegeneração da rede de linguagem ocorre preferencialmente no HE, sendo dominante para os 3 subtipos de APP. O presente caso pode ser considerado atípico, pelo predomínio de atrofia cerebral no HD. Habilidades discursivas e de interpretação de metáforas são classicamente associadas ao HD, não dominante na degeneração na APP. Há evidências de que o lobo temporal medial direito pode estar envolvido precocemente em casos de APP-vS. Tais prejuízos têm grande impacto nos aspectos afetivos e sociais do indivíduo.

Comentários finais

Casos de APP-vS podem apresentar predomínio de atrofia cerebral no hemisfério direito. Além dos sintomas linguísticos clássicos, é possível que ocorram déficits em habilidades discursivas, interpretação de metáforas, comportamento, entre outras. A avaliação dessas habilidades, em especial pelo fonoaudiólogo, é de fundamental importância para diagnóstico e reabilitação de casos menos típicos da APP.

Palavras-Chave

Afasia Progressiva Primária; Semântica; Hemisfério Cerebral Direito

Área

Neuropsicologia

Autores

TALITA GALLAS DOS REIS, FRANCIELLI LOSS VOLPATTO , LIANA LISBOA FERNANDEZ , BÁRBARA COSTA BEBER