Dados do Trabalho


Título

Construção da escala de conhecimentos sobre o TDAH por meio da Teoria de Resposta ao Item

Introdução

O desconhecimento do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH), dos sintomas e da possibilidade de tratamento pode comprometer a funcionalidade, a autoeficácia e as relações pessoais de indivíduos com esse quadro, tornando a psicoeducação desse transtorno fundamental. Poucos estudos que relatam intervenções psicoeducativas avaliaram se as informações fornecidas na psicoeducação do TDAH foram, de fato, compreendidas por pacientes, familiares e professores. Um dos motivos para isso pode ser a falta de instrumentos construídos e validados para esse fim.

Objetivo

O objetivo deste estudo foi apresentar evidências de validade de uma escala de conhecimentos sobre o TDAH por meio da Teoria da Resposta ao Item.

Método

A amostra foi composta por 761 pessoas (77,6% mulheres), com idade variando de 18 a 76 anos (M=28,75 anos, DP= 9,46), dos quais 58,2% apresentavam ensino superior completo. Foram seguidas as etapas para o desenvolvimento de instrumentos psicológicos para a estruturação da escala: operacionalização do construto, análise teórica dos itens e busca de evidências de validade. Os 22 itens foram dicotomizados por possuírem informações corretas e incorretas sobre o transtorno, sendo o escore do participante o número de acertos (marcando a opção “concordo” para as afirmativas verdadeiras e “discordo” para falsas).

Resultados

Foi realizada uma análise fatorial (AF) com o objetivo de identificar a presença de um fator dominante, pressuposto necessário para análise pela Teoria de Resposta ao Item (TRI), por meio do Modelo Logístico de Três parâmetros (ML3). Os parâmetros dos itens foram estimados por Máxima Verossimilhança e o traço latente foi estimado pelo método bayesiano da esperança da posteriori. A exclusão de alguns itens foi necessária visando melhorar a consistência interna da escala e ajuste dos itens no decorrer das análises estatísticas. A AF foi repetida com os 15 itens restantes, e obteve-se como resultado o alfa de Cronbach de 0,7268. Desses, nove compõem cinco níveis âncora (níveis -2, -1, 0, 1 e 2) que permitem identificar diferenças no conhecimento sobre TDAH para além do escore total de acerto de itens.

Conclusão

Dessa forma, o instrumento pode ser útil na avaliação da psicoeducação do transtorno em questão, além de ser utilizado para avaliar o estigma sobre TDAH que pode impedir a busca de avaliação profissional e tratamentos que auxiliarão na funcionalidade e qualidade de vida dos indivíduos.

Palavras-chave

transtorno de déficit de atenção com hiperatividade, psicometria, psicoeducação.

Área

TDAH e Distúrbios de Aprendizagem

Autores

PÂMELA ISADORA SCHUMANN, BRUNA FRAGOSO RODRIGUES, FERNANDO DE JESUS MOREIRA JÚNIOR, ANA CRISTINA GARCIA DIAS, CLARISSA TOCHETTO DE OLIVEIRA