Dados do Trabalho


Título

ANÁLISE DE CORRELAÇÃO ENTRE VELOCIDADE DE MARCHA E COGNIÇÃO EM IDOSOS COM COMPROMETIMENTO COGNITIVO LEVE

Introdução

Estima-se que em 2030, quase 14% dos brasileiros tenham 60 anos ou mais. Nesta perspectiva, uma vez que o envelhecimento pode estar associado à declínios em funções físicas e cognitivas, torna-se cada vez mais necessário a realização de estudos que visem a promoção da qualidade de vida desses indivíduos. A velocidade de marcha é um dos parâmetros investigados por diferentes estudos, em associação à outras variáveis, para predizer o de risco de fragilidade. Outro aspecto também relacionado envolve o declínio cognitivo, caracterizado pelo Comprometimento Cognitivo Leve.

Objetivo

Analisar a correlação entre a velocidade de marcha e a cognição em uma população de idosos com Comprometimento Cognitivo Leve.

Método

Analisou-se os dados de uma amostra de 41 pacientes com Comprometimento Cognitivo Leve, idade média de 75,80 (61 a 88) anos e escolaridade média de 4,74 (0 a 24) anos. A maioria desta população foi composta por mulheres (82%). Foram coletados dados dos testes de fluência verbal da categoria animais, do Mini-Exame de Estado Mental e do teste do relógio, além da avaliação da velocidade de marcha, da circunferência de panturrilha e do Índice de Massa Corporal. Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabete Mellitus também foram incluídas nos dados de análise. O teste de correlação de Pearson foi utilizado para análise de correlação entre as variáveis.

Resultados

Não foram encontradas associações entre a velocidade da marcha e Hipertensão Arterial Sistêmica (r=-0,260 p=0,101), Diabetes Mellitus (r=-0,125, p=0,437), Índice de Massa Corporal (r=-0,112 p =0,487), medida da panturrilha (r=0,140 p=0,390), cognição geral (Mini-Exame de Estado Mental) (r=0,236 p=0,138), fluência verbal de animais (r=0,285 p=0,070), evocação de figuras, e teste de visioconstrução (r=0,068 p=0,677). Também não houve associação entre doenças crônicas e velocidade da marcha.

Conclusão

Diante dos resultados encontrados esperávamos haver uma associação entre as lentificações motora e mental avaliadas respectivamente pelas provas de velocidade de marcha e fluência. Também era esperado a associação entre processamento espacial (teste do desenho do relógio) e lentificação motora, entretanto, este resultado não ocorreu para esta população com Comprometimento Cognitivo Leve. Desta forma, este estudo mostrou que a lentificação motora pode estar mais associada à instabilidade postural, entretanto novos estudos precisam ser realizados para melhor investigação dessas variáveis.

Palavras-chave

Cognição; Disfunção Cognitiva; Velocidade de Caminhada

Área

Neuropsicologia

Autores

SAYURI HIASMYM GUIMARÃES PEREIRA DOS SANTOS, BRUNA FULGENCIO DIAS, MONICA VIEIRA COSTA, GRAZIELLE DUARTE DE OLIVEIRA, ARISTEU MASCARENHAS DA FONSECA, MARIA APARECIDA CAMARGOS BICALHO