Dados do Trabalho


Título

Vilãs e Doenças Mentais? Abordagem do Transtorno de Personalidade Histriônica da Arlequina: Uma Revisão da Literatura

Introdução

A relação entre aspectos psicopatológicos relatados em histórias em quadrinhos (HQ) e filmes facilita a compreensão acerca de transtornos de personalidade (TP) como o TPH.

Objetivo

Busca-se analisar critérios diagnósticos do transtorno de personalidade histriônica (TPH), caracterizando-os segundo a personagem Arlequina.

Método

Trata-se de uma revisão da literatura baseada em artigos científicos dos últimos 10 anos, entre os anos de 2011 a 2020, nas bases de dados PubMed, Scielo, LILACS e Google Acadêmico. Utilizaram-se os descritores “Histrionic Personality Disorder”, “personality disorders”, “psychiatric”, “Harley Quinn” durante as pesquisas. Foi selecionado também o livro DSM-5 para a adequação ao objetivo proposto.

Resultados

O TPH é definido por um padrão de emocionalidade e busca por atenção excessiva, com comportamento dramático e sedutor. O termo “histriônico”, derivado de “histérico” fora alterado no DSM-III por, pejorativamente, aludir à representação de “mulher histérica”. O DSM-V destaca oito critérios diagnósticos para o TPH, devendo apresentar ao menos cinco, com sofrimento clinicamente relevante: desconforto em não ser o centro das atenções, comportamento provocativo, mudanças rápidas e expressão superficial das emoções, uso da aparência física para chamar atenção para si, discurso impressionista, autodramatização, sugestionabilidade e consideração das relações pessoais mais íntimas do que de fato são. Ainda que HQs estejam infundadas em fantasia, tais aspectos são perceptíveis na descrição de Arlequina, apresentando-os expressivamente ao conhecer Coringa, na constância em tentar seduzi-lo e disposição a fazer qualquer coisa por ele, até mesmo sacrificar sua reputação por uma vida criminosa, a fim de garantir aprovação. Ademais, Arlequina é apresentada como uma mulher de alto potencial profissional que pela sua fragilidade emocional viveria uma vida sob uma relação de dependência emocional com uso de manipulação e sedução para controle de seu parceiro na mesma medida.

Conclusão

Com base na literatura e análise da personagem Arlequina, podemos afirmar que ela possui fortes indícios de TPH, o qual causa sofrimento e dificuldade nos relacionamentos, comprometendo a vida do indivíduo em diversos aspectos. Pessoas com esse transtorno geralmente têm dificuldade em aceitar o diagnóstico e iniciar o tratamento, o qual objetiva auxiliar na tomada de consciência de seus pensamentos, comportamentos e atitudes, assim como melhorar a qualidade de vida.

Palavras-chave

Transtorno de Personalidade Histriônica; Transtornos de Personalidade; Arlequina.

Área

Transtornos de Personalidade

Autores

CAMILLA SOUZA FARIAS, RAYSSA SILVA DE OLIVEIRA, CAROLINE COELHO RIBEIRO, ANA GIULLIA MARTINS CAPPELE