Dados do Trabalho


Título

Avaliação da Memória de Trabalho em Crianças com Transtorno do Espectro Autista

Introdução

Déficits nas funções executivas podem explicar algumas características comportamentais de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Neste estudo priorizou-se a avaliação da memória de trabalho, responsável por manter e manipular, em curto período, informações mentalmente.

Objetivo

Comparar o desempenho de crianças com TEA com os dados normativos de crianças com desenvolvimento típico em relação à memória de trabalho.

Método

Participaram cinco crianças, do sexo masculino, idades entre 04 e 09 anos, com diagnóstico de TEA e que não apresentam deficiência intelectual, conforme avaliação por equipe multidisciplinar. Para avaliar o Q.I. foram usados o WISC-IV e o SON-R 2 a 7 1/2 e, para avaliar a memória de trabalho, utilizou-se o Teste de Avaliação das Funções Executivas (TAFE). Realizou-se análise descritiva comparando-a com os resultados normativos obtidos por crianças com desenvolvimento típico no TAFE.

Resultados

Em relação às tarefas de memória de trabalho visuoespacial e verbal, ordens direta e inversa, foram comparados com o desempenho de crianças com desenvolvimento típico, a partir de normas estabelecidas, por idade e escolaridade. Em relação à memória de trabalho visuoespacial, três crianças tiveram escores classificados como muito inferior (abaixo de dois desvios-padrão da média), uma obteve escore inferior (abaixo de um desvio-padrão) e uma escore médio nas tarefas de memória de trabalho ordem direta e inversa. Para as medidas de memória de trabalho verbal, foram encontradas diferenças entre a ordem direta e a ordem inversa. Para ordem direta, três crianças tiveram escores classificados como inferior e duas obtiveram escores dentro da média. Em relação à ordem inversa, três tiveram resultados classificados como muito inferiores e dois como inferiores.

Conclusão

Em geral, as crianças com TEA apresentaram medidas abaixo das apresentadas por crianças com desenvolvimento típico em relação às habilidades de memória de trabalho, tanto visuoespacial, quanto verbal. Estes resultados corroboram estudos já desenvolvidos anteriormente e reforçam a necessidade de intervir junto à criança com este déficit, pois dificuldades em memória de trabalho podem resultar em problemas associados à regulação do comportamento, sustentação da atenção e aprendizagem escolar.

Palavras-chave

Memória de Trabalho. Teste de Avaliação das Funções Executivas. Transtorno do Espectro Autista.

Área

Neuropsicologia

Autores

GLAUCE KARINE CONTI FREITAS ELAGE, IVONE FÉLIX SOUSA, ALESSANDRA GOTUZO SEABRA