Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DO DANO NEUROMUSCULAR INDUZIDO PELA EXPOSIÇÃO A ROTENONA EM Eisenia fetida: UM ESTUDO CRÔNICO

Introdução

A cadeia transportadora de elétrons na mitocôndria é uma das principais fontes geradoras de espécies reativas de oxigênio que, em desequilíbrio, pode levar a um quadro de disfunção mitocondrial. O surgimento dessa condição leva a mobilização excessiva de cálcio, bem como efluxo de potássio e maior quantidade de ATP extracelular induzindo, por consequência, o surgimento de moléculas danosas conhecidas como DAMPs, desencadeadoras de estados inflamatórios centrais ou periféricos e muito associados a desordens psiquiátricas.

Objetivo

Avaliar histologicamente os danos neuromusculares induzidos pela exposição crônica a rotenona em Eisenia fetida.

Método

12 minhocas californianas vermelha (Eisenia fetida) foram submetidas a um tratamento crônico (14 dias) em solo artificial tropical (SAT) tratado com rotenona 30 nM e mantidas em incubadora com condições controladas de umidade (90%), temperatura (20ºC) e ciclo claro-escuro (12h) com troca de solo a cada 3 dias. Após 14 dias as minhocas foram submetidas a anestesia em éter puro (2 minutos) seguido de exposição a gelo (10 segundos) para enrijecimento muscular a fim de facilitar excisão na região anterior do corpo na altura do 6º seguimento. As amostras coletadas foram mantidas por 72h em formalina 4%, sendo submetidas, posteriormente, a bateria de desidratação em álcool, xilol e parafina. Os cortes histológicos foram realizadas a 7 µM de espessura e submetidos a coloração de Tricrômico de Masson-Goldner, Violeta Cristal e Picrosirius. A análise estatística das extensões de dano neuromuscular foi feita via software Digimizer image (versão 5.4.1, MedCalc Software, Bélgica) com significância quando p ≤ 0.05.

Resultados

Minhocas expostas a tratamento crônico com rotenona mostraram espessamento significativo da bainha trilaminar no cordão nervoso ventral, bem como degeneração da rede neuronal interna quando comparadas ao grupo controle. Ainda, a análise muscular mostrou desorganização significativa nas fibras musculares transversais e circulares com maior depósito de colágeno e corpos marrons.

Conclusão

O conjunto de análises sugere que as minhocas possam ser um potencial modelo de estudo no que diz respeito às doenças que afetam, em conjunto ou não, os sistemas nervoso e muscular, bem como na avaliação de danos decorrentes da potencial exposição a agentes tóxicos e/ou estados inflamatórios.

Palavras-chave

Minhocas; Disfunção mitocondrial; Histologia.

Área

Neurociência básica

Autores

MOISÉS HENRIQUE MASTELLA, ISABEL ROGGIA, LUCIANO DE MORAIS-PINTO, BÁRBARA OSMARIN TURRA, CIBELE FERREIRA TEIXEIRA, IVO EMÍLIO DA CRUZ JUNG, PEDRO ANTÔNIO SCHMIDT DO PRADO LIMA, IVANA BEATRICE MÂNICA DA CRUZ