Dados do Trabalho


Título

Flexibilidade Cognitiva em crianças com Transtorno do Espectro Autista

Introdução

Déficits das funções executivas podem explicar algumas características comportamentais de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), especificamente em relação à flexibilidade cognitiva. Estes déficits podem ser associados aos comportamentos restritos e repetitivos, às estereotipias motoras e aos comportamentos ritualizados.

Objetivo

Comparar o desempenho de crianças com TEA com os dados normativos de crianças com desenvolvimento típico em relação à flexibilidade cognitiva.

Método

Participaram deste estudo cinco crianças, do sexo masculino, idades entre 04 e 09 anos, com diagnóstico de TEA, sem deficiência intelectual conforme levantamento realizado por uma equipe multidisciplinar. Para avaliar o QI foram utilizados o WISC-IV e o SON-R 2 a 7 1/2 e para avaliar a flexibilidade cognitiva utilizou-se o Teste de Avaliação das Funções Executivas (TAFE). Realizou-se análise descritiva comparando-a com os resultados normativos obtidos por crianças com desenvolvimento típico no TAFE

Resultados

Houve desempenho rebaixado dos participantes na maioria das medidas de flexibilidade quando comparado às normas estabelecidas, tanto por idade, quanto por escolaridade. Os dados foram comparados em relação a duas medidas de flexibilidade do TAFE. Para a medida de conexões, os resultados obtidos pelas participantes foram: uma criança com TEA apresentou resultado muito inferior à média de crianças com desenvolvimento típico (abaixo de dois desvios-padrão da média), três foram classificadas como inferior (abaixo de um desvio-padrão) e somente uma obteve resultado dentro da média. Para as medidas de sequência, os resultados foram: uma criança com TEA foi classificada como muito inferior e as outras quatro tiveram as medidas classificadas como inferior.

Conclusão

Todas as crianças com TEA apresentam resultados inferiores em pelo menos uma medida das tarefas de flexibilidade cognitiva quando comparadas às crianças com desenvolvimento típico. Esses achados podem contribuir na compreensão do desenvolvimento da flexibilidade cognitiva nas crianças com TEA, e colaborar na elaboração de intervenções adequadas.

Palavras-chave

Flexibilidade cognitiva. Teste de Avaliação das Funções Executivas. Transtorno do Espectro Autista.

Área

Neuropsicologia

Autores

GLAUCE KARINE CONTI FREITAS ELAGE, IVONE FÉLIX SOUSA, ALESSANDRA GOTUZO SEABRA