Dados do Trabalho


Título

Enlutados da Covid-19: cuidando da dor dos que ficam

Introdução

Até o final de maio de 2021, 460 mil brasileiros haviam falecido em decorrência de Covid-19 impondo o sofrimento pela perda de um ente querido a centenas de milhares de brasileiros. A dolorosa experiência do luto adquire aspectos peculiares no contexto da atual pandemia, uma vez que a realização dos rituais de despedida tradicionais, importantes para a elaboração da morte, foi severamente limitada. Diante desse cenário e com o entendimento de que o processo de cuidado não se encerra com a morte do paciente, foi instituído um trabalho de apoio emocional direcionado aos familiares enlutados dos pacientes falecidos por Covid-19 em nosso complexo hospitalar universitário.

Objetivo

Identificar e descrever particularidades do processo do luto no contexto da pandemia de Covid-19 a partir da experiência de atendimento de familiares enlutados.

Método

Estudo descritivo qualitativo a partir do registro escrito da supervisão dos atendimentos aos enlutados entre maio e novembro de 2020. O material foi analisado por pelo menos dois pesquisadores independentes e discutido em reuniões do grupo de pesquisa. Foram levantadas as principais demandas emocionais apresentadas buscando-se identificar particularidades relacionadas ao contexto da pandemia.

Resultados

Entre maio e outubro de 2020, ocorreram 122 óbitos por COVID-19 no centro universitário onde se desenvolveu esse estudo. Após a perda do ente querido foram ofertados ao menos 4 teleatendimentos (chamada de voz ou vídeo) de forma individual e/ou com o grupo familiar. Dentre os temas que emergiram dos atendimentos, destacamos: 1) sofrimento associado à impossibilidade de acompanhar fisicamente o paciente durante a internação e de se despedir do falecido ainda em vida; 2) sentimento de “irrealidade/incompletude” pela não realização dos rituais fúnebres tradicionais; 3) sentimento de culpa diante da contaminação pelo coronavírus, em especial quando esta ocorreu no contexto intrafamiliar ou intra-hospitalar; 4) sofrimento intensificado pela vivência de múltiplos lutos.

Conclusão

A perda de um ente querido por Covid-19 tem particularidades que vão além da restrição à realização de rituais fúnebres e que podem complicar o processo de luto. A oferta de apoio emocional aos familiares enlutados como parte das ações de cuidado hospitalar pode ser um importante recurso para a redução dos impactos em termos de saúde mental decorrentes da pandemia.

Palavras-chave

enlutados, covid-19.

Área

Psicoterapia e Neurociências

Autores

LAURA CIARAMELLO VIEIRA, JULIANA EVANGELISTA DANTAS, MARIA TERESA FERREIRA CORTES, CLARISSA DE ROSALMEIDA DANTAS, RENATA CRUZ SOARES DE AZEVEDO , LUCAS DA MATTA CUCCO, JENNYFER FERNANDA RODRIGUES DOMINGUES, LETICIA ROBERTA RODRIGUES