Dados do Trabalho


Título

Achados neurológicos de uma paciente apresentando uma alteração complexa do cromossomo 5

Apresentação do caso

Paciente feminina que nasceu prematura de 32 semanas e de parto cesáreo, pesando 2086 gramas, e com escore de Apgar no quinto minuto de 7. Após o nascimento, precisou de ventilação mecânica invasiva. Realizou-se uma nasofibrolaringoscopia que revelou retroprojeção da base da língua. A avaliação fonoaudiológica evidenciou distúrbio da deglutição. A paciente necessitou ser traqueostomizada e evoluiu com episódios de parada cardiorrespiratória. Identificou-se imaturidade da zona 2 em ambos os olhos. A seguir, diagnosticou-se também refluxo gastroesofágico. A ultrassonografia cerebral evidenciou dilatação moderada dos ventrículos laterais. O cariótipo de alta resolução identificou uma duplicação invertida e parcial do braço curto do cromossomo 5, com provável deleção do seu segmento distal: 46,XX,invdup(5)(p13.3->p15.33::p15.33->qter)[23]. O cariótipo dos pais foi normal. Aos 2 meses, a paciente apresentava dolicocefalia; estreitamento bitemporal; hipertelorismo; fendas palpebrais oblíquas para baixo e com blefarofimose; orelhas baixo implantadas e retrovertidas; sobra de pele na nuca e pregas plantares bilaterais entre o primeiro, segundo e terceiro pododáctilos.

Discussão

A inversão-duplicação-deleção (invdupdel) envolvendo o braço curto do cromossomo 5 é considerada uma alteração complexa e extremamente rara. Achados neurológicos parecem fazer parte do seu quadro clínico, em especial a dilatação dos ventrículos laterais. Mais relatos serão fundamentais para a compreensão do seu espectro clínico.

Comentários finais

Devido à sua raridade, são ainda necessários mais estudos envolvendo pacientes com invdupdel do braço curto do cromossomo 5, no sentido de melhor determinar o quadro clínico desta condição, em especial no que diz respeito às alterações neurológicas.

Palavras-Chave

cromossomo 5, alteração complexa, achados neurológicos.

Área

Genética

Autores

FÁBIO BIGUELINI DUARTE, GIULIA RIGHETTI TUPPINI VARGAS, ANA LUÍZA KOLLING KONOPKA, VALBERTO SANHA, THAIS VANESSA SALVADOR, VICTÓRIA PORCHER SIMIONI, GUILHERME PARMIGIANI BOBSIN, RAQUEL DOS SANTOS RAMOS, TATIANE ANDRESSA GASPARETTO, RAFAEL FABIANO MACHADO ROSA