Dados do Trabalho


Título

Relato de uma paciente com neurofibromatose do tipo 1 apresentando ptose palpebral e proptose ocular unilaterais

Apresentação do caso

A paciente era uma jovem de 16 anos de idade. Ela possuía descrição de que tanto o pai como alguns de seus familiares apresentavam manchas café com leite. A partir dos 5 anos, começou a apresentar uma discreta assimetria facial que foi aumentando com o passar do tempo, levando a um aumento significativo na diferença da posição entre as órbitas. Ao exame físico, com 16 anos, ela apresentava assimetria facial, estrabismo convergente com fenda palpebral esquerda situada mais inferiormente que a contralateral, além de ptose palpebral e proptose ocular esquerdas. Ela possuía também manchas café com leite e efélides pelo corpo, em especial nas axilas. A tomografia computadorizada de crânio mostrou importante distorção arquitetural dos ossos que compõem o assoalho da fossa anterior e média do crânio, assim como do teto e do assoalho da órbita esquerda, displasia esfenoidal e encefalocele orbitária esquerda. Na avaliação oftalmológica, encontrou-se opacidade da córnea esquerda, com manchas hipercrômicas no epitélio pigmentar retiniano, além de ectrópio e de proptose ocular à esquerda. Com 17 anos, a paciente foi submetida a uma craniotomia complexa com reconstrução craniofacial devido à displasia temporo-fronto-orbitária.

Discussão

A soma dos achados clínicos apresentados pela paciente, junto com sua história familiar, foi compatível com o diagnóstico de neurofibromatose do tipo 1 (NF1). Esta é uma condição genética caracterizada por manchas café com leite, efélides axilares e inguinais, além de neurofibromas cutâneos. Além dos achados dermatológicos e tumorais, pacientes com esta doença podem eventualmente apresentar um envolvimento esquelético. O envolvimento do osso esfenoide, tal como observado em nossa paciente, pode ser detectado incidentalmente através de um exame de imagem, ou pela presença de sintomas, como estrabismo e assimetria das órbitas, como aconteceu em nosso caso.

Comentários finais

Anormalidades esqueléticas fazem parte do quadro clínico da NF1, sendo que algumas delas podem levar a importantes implicações.

Palavras-Chave

neurofibromatose do tipo 1, proptose ocular, hipoplasia do osso esfenoide.

Área

Genética

Autores

FÁBIO BIGUELINI DUARTE, JÉSSICA KARINE HARTMANN, LAIRA FRANCIELLE FERREIRA ZOTTIS, MATEUS ARENHARDT DE SOUZA, THAIS VANESSA SALVADOR, VICTÓRIA PORCHER SIMIONI, FERNANDA SILVA DOS SANTOS, LENNON VIDORI, PAULO RICARDO GAZZOLA ZEN, RAFAEL FABIANO MACHADO ROSA