Dados do Trabalho


Título

Trajetória acadêmica e vulnerabilidade psíquica: análise prospectiva e comparativa das taxas de comportamentos de violência auto infligida entre universitários Pernambucanos

Introdução

A vivência universitária se relaciona com a fase de transição da adolescência para a idade adulta, associado a isso, ocorre uma mudança de comportamentos, atitudes e práticas, além da quebra e/ou construção de novos vínculos e círculo social, pode exacerbar as dificuldades psicológicas existentes ou desencadear novos transtornos mentais e/ou comportamentos de risco à vida.

Objetivo

comparar as taxas de prevalência dos comportamentos de violência auto infligida entre os universitários no biênio 2019-2020 de acordo com a área de concentração curso.

Método

Estudo prospectivo devidamente aprovado por comitê de ética, parecer (nª 2.581.563), desenvolvido em uma universidade pública de Pernambuco, com amostra probabilística de estudantes do primeiro e segundo anos de faculdade de cursos das áreas de saúde, exatas e humanidades, recrutados de forma remota a responder instrumentos devidamente validados. Foram excluídos estudantes com frequência escolar inferior a 75%. Os dados foram tabulados e analisados por estatística inferencial, considerando intervalo de confiança de 95% e “p” valor de menor que 0,05 para associação entre as variáveis.

Resultados

Os 310 estudantes apresentaram idade média de 21,9 anos. Houve predomínio do gênero feminino 64,1%. Na amostra total (três grupos de estudantes), as práticas de comportamento auto lesivo aumentaram de forma significativa em 2020, 80,8% (p < 0,001). Sobre comportamento suicida, percebeu-se que os pensamentos e planos permaneceram com variações mínimas entre o biênio 2019-2020 (p < 0,001), já as tentativas apresentaram uma redução expressiva, de 28,2% para 10,2% em 2020, sendo esta variável significativa (p< 0,001). Na análise dos grupos de forma isolada, percebeu-se aumento expressivo do comportamento auto lesivo em todos os grupos, e redução dos comportamentos de ideação suicida e das tentativas de suicídio. O grupo 1 composto por estudantes da Ciências Humanas, demonstraram ser o grupo de maior risco entre as áreas do conhecimento.

Conclusão

Os resultados, revelaram a redução dos comportamentos em 2020 na amostra total e na análise por área do conhecimento, sendo os estudantes de Humanas, o grupo com maior risco. Apesar da redução significativa do comportamento suicida, na amostra total e nos grupos, a prática de autolesão constitui um grande problema no contexto universitário, sendo uma atividade rotineira entre os estudantes, independente da área do conhecimento ao qual pertencem.

Palavras-chave

Estresse Psicológico; Saúde do Estudante; Comportamento autodestrutivo

Área

Transtornos relacionados ao Estresse

Autores

TATIANA DE PAULA SANTANA DA SILVA, PERICLES BEZERRA DE FREITAS JUNIOR, DANILO VALTER GOMES PEIXOTO, MARIA CLAUDIA DA CRUZ PIRES, RITA DE CÁSSIA HOFFMANN LEÃO, EVERTON BOTELHO SOUGEY