Dados do Trabalho


Título

EXPERIÊNCIA DE ESTUPRO ENTRE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO: FATORES ASSOCIADOS E POSSÍVEIS CONSEQUÊNCIAS

Introdução

Atualmente, a violência sexual é um problema de saúde pública, sendo definida como atos, tentativas ou investidas sexuais indesejadas dirigidas contra a sexualidade de uma pessoa por meio de coerção, praticados por qualquer pessoa e em qualquer contexto independente da sua relação com a vítima. Dentro desse tipo de violência, inclui-se a relação sexual forçada. Evidencia-se a necessidade de investigar a ocorrência de relação sexual forçada no contexto universitário, uma vez que a literatura aponta os estudantes universitários como uma população vulnerável à violência sexual, podendo causar impactos importantes para a saúde física e mental para as vítimas. Ainda, estudos nacionais que abordem a problemática nessa população ainda são escassos, ressaltando a importância do presente estudo.

Objetivo

Verificar a prevalência de relação sexual forçada na vida e suas possíveis consequências na saúde mental e sexual em acadêmicos de cursos de graduação de uma universidade pública do extremo sul do Brasil.

Método

Estudo transversal quantitativo com 996 estudantes de graduação. A amostragem foi realizada de forma sistemática por conglomerados em único estágio. O desfecho foi avaliado através de uma pergunta. Foram realizadas análises descritiva, bivariada e multivariável, com uso de Regressão de Poisson, e foram calculadas as frações etiológicas das consequências de relação sexual forçada.

Resultados

A prevalência de relação sexual forçada ao longo da vida foi de 12,1% na amostra. Sexo feminino, insegurança familiar na infância, violência no contexto doméstico na infância, orientação sexual não heterossexual e primeira relação sexual com até 14 anos de idade foram associados à maior prevalência do desfecho. Os indivíduos que tiveram experiência de relação sexual forçada foram mais propensos a apresentar diagnóstico de infecções sexualmente transmissíveis na vida e de ter risco de suicídio moderado ou severo.

Conclusão

O estudo evidenciou a problemática da violência sexual no contexto universitário. Além do acesso à informação, outras estratégias preventivas e de suporte aos estudantes precisam ser utilizadas nas instituições de ensino superior a fim de evitar situações de violência sexual, bem com suas possíveis consequências na saúde sexual e mental da vítima.

Palavras-chave

Violência sexual; Estupro; Estudantes; Saúde Mental.

Área

Outros Transtornos Psiquiátricos

Autores

JÉSSICA RODRIGUES GOMES, LAURO MIRANDA DEMENECH , RAQUEL SANTOS MORAES, JULIANA COSTA DA SILVA , LUCAS NEIVA-SILVA, SAMUEL CARVALHO DUMITH