Dados do Trabalho


Título

Testes Neuropsicológicos como Preditores de Conversão para Doença de Alzheimer em indivíduos com Comprometimento Cognitivo Leve amnéstico beta-amiloide positivos

Introdução

O Comprometimento Cognitivo Leve (CCL) é considerado um possível estágio transicional entre o envelhecimento saudável e a demência e, quando se trata de CCL amnéstico (CCLa), a chance de conversão é ainda maior.

Objetivo

Este estudo se propôs a avaliar se testes neuropsicológicos são capazes de predizer a conversão para demência em pacientes CCLa e peptídeo amiloide alterado no líquor (βA+).

Método

A amostra foi composta por 48 indivíduos (18 controles normais e 30 indivíduos CCLa no continuum DA - com βA+) que foram submetidos à avaliação neuropsicológica (pré e pós) e coleta de líquor, sendo acompanhados por 13 meses. Todos os sujeitos com CCLa tiveram uma pontuação de CDR de 0,5 (com uma pontuação de memória de 0,5) e baixo desempenho de memória. Consideramos a conversão de CCLa para DA se a pontuação global de CDR mudasse de 0,5 para 1. Realizamos diferentes análises univariadas adicionais com MANOVAs para diferenciar os grupos.

Resultados

Do total da amostra 8 sujeitos converteram para DA (conversores) e 22 permaneceram estáveis (não conversores). Quanto aos dados cognitivos houve diferença entre os três grupos: F = 3,252 (p <0,001) nos testes MEEM, RAVLT e FV Semântica. Sujeitos CCLa βA+ conversores tiveram um pior desempenho no subitem Reconhecimento do teste RAVLT em relação a controles e não-conversores.

Conclusão

A tarefa de Reconhecimento do teste RAVLT foi capaz de diferenciar indivíduos CCLa βA+ que converteram para DA na nossa amostra. Mais estudos com maior tamanho de amostra e coortes de validação são necessários para confirmar nossos achados.

Palavras-chave

Testes neuropsicológicos; Comprometimento Cognitivo Leve Amnéstico; Biomarcadores.

Área

Neuropsicologia

Autores

MARCIO LUIZ FIGUEREDO BALTHAZAR, BRENDA COSTA GONÇALVES, THAMIRES NAELA CARDOSO MAGALHÃES, CHRISTIAN LUIZ BAPTISTA GERBELLI, LUCIANA RAMALHO PIMENTEL-SILVA, HELENA PASSARELLI GIROUD JOAQUIM, LEDA LEME TALIB, ORESTES VICENTE FORLENZA