Dados do Trabalho


Título

Achados Psicóticos e Prejuízo de Memória em uma Paciente com Transtorno Bipolar Tipo I Após Diagnóstico de Coronavírus (COVID-19)

Apresentação do caso

Uma mulher de 47 anos, com diagnóstico prévio de transtorno bipolar tipo I (TBI) apresentou recidiva de delírios persecutórios e paranoides após um ano estável da doença, além de prejuízo de memória aproximadamente um mês após diagnóstico positivo de coronavírus (COVID-19). A paciente apresentava-se hipervigilante e em isolamento em seu quarto devido aos delírios, além de humor irritável, cansaço, sonolência diurna, sentimentos de tristeza, anedonia e avolia. Relatava ainda prejuízo na memória remota e recente, apresentando lapsos de memória frequentes desde o diagnóstico de COVID-19 há um mês. Em uso de risperidona 4 mg/dia, lítio 1200 mg/dia e fluoxetina 60 mg/dia.

Discussão

Sequelas psiquiátricas de COVID-19 parecem ser generalizadas e persistir provavelmente até 6 meses após a infecção. Sintomas psicóticos, alterações de humor e o “brain fog”, caracterizado por prejuízo de memória e cansaço, são algumas das sequelas crônicas do COVID19. Em um estudo do Lancet Psychiatry de coorte retrospectivo, envolvendo 236.379 sobreviventes de COVID-19, foi observado um risco significativamente aumentado de transtornos psicóticos, além disso, o “brain fog” parece ser uma síndrome presente nesses pacientes. Prejuízos cognitivos podem estar presentes em 20-40% dos pacientes que estiveram internados em UTI. Os achados clínicos apresentados pela paciente, tais como sintomas psicóticos, cansaço e prejuízo de memória serão cada vez mais observados após a infecção por COVID-19 tanto na população geral quanto nos pacientes que já possuem transtornos psiquiátricos.

Comentários finais

A paciente parecia apresentar diagnóstico compatível de Síndrome Pós-Covid. Apesar desta síndrome ainda estar em estudo para melhor definição, sabe-se que estes casos usualmente ocorrem após a infecção pelo coronavírus e possuem apresentação clínica variada. Devido a alta incidência de COVID19 na população se faz necessária a atenta observação dos médicos psiquiatras para esta síndrome, bem como a realização de estudos prospectivos para avaliação do impacto do COVID-19 na psicopatologia da população.

Palavras-Chave

Psicose; COVID-19; Síndrome pós-covid

Área

Esquizofrenia/Psicoses

Autores

FÁBIO BIGUELINI DUARTE, JULIANA FERNANDES TRAMONTINA, ANA PAULA FEIER