Dados do Trabalho


Título

Uso abusivo de Drogas e o luto: interface entre aspectos sociodemográficos e emocionais

Introdução

Destinadas ao alívio do desconforto físico ou psíquico, da evasão das pressões sociais e da busca pelo prazer imediato, as drogas se fazem presentes em todas as classes sociais. Ao alterarem funções neurológicas, cognitivas e comportamentais, as substâncias psicoativas podem atuar no alívio de sintomas desencadeados por eventos estressores e frequentemente acompanham comorbidades psíquicas como os transtornos de depressão e ansiedade. Dessa forma, é coerente considerar que o rompimento de um vínculo significativo através da morte também seja outro aspecto motivador.

Objetivo

Realizar uma revisão sistemática da literatura analisando as variáveis associadas ao luto e suas implicações no uso de drogas. Além disso, buscou-se comparar as principais características sociodemográficas dos enlutados que fazem uso de substâncias e identificar os principais sintomas psicológicos desencadeadas pelo luto que possam motivar o uso de substâncias.

Método

Trata-se de uma revisão sistemática registrada no International prospective register of systematic reviews – PROSPERO (CRD42020221617), na qual foram utilizadas as seguintes bases de dados: MEDLINE, PSYCNET, LILACS, PUBMED, EMBASE, CINAHL E SCIELO. Consideraram-se trabalhos em português, inglês e espanhol, sem restrição de data e que compreendessem as variáveis de luto e uso de substâncias. Para a análise dos artigos, foi utilizado o software Rayyan QCR e três juízes realizaram a triagem desses artigos. A disposição dos artigos foi realizada a partir do acrônimo PRISMA.

Resultados

Foram encontrados 17 artigos que atenderam a todos os critérios do estudo, sendo que em 94,5% deles o aumento do uso ou a pré-disposição para ele foram constatadas na população investigada. Desses, 70% relacionaram o luto e o aumento do uso com as variáveis de depressão e ansiedade. Mais da metade (60%) dos artigos ressaltam os indivíduos do sexo masculino como mais pré-dispostos ao uso de substâncias após uma perda, principalmente os idosos. É válido salientar que jovens e adultos aumentam seu uso frente a uma perda traumática e abrupta, enquanto os idosos o fazem a partir da perda propriamente natural de seus conjugues. Esse aspecto denota uma preocupação mais evidente com a faixa etária em questão, principalmente com os indivíduos do sexo masculino.

Conclusão

Nesse sentido, os dados encontrados neste estudo podem contribuir para futuras pesquisas na área do luto relacionado ao uso de substâncias, além de oferecer respaldo científico para ações de prevenção ao uso de substâncias.

Palavras-chave

Luto; Perda; Uso de Substâncias;

Área

Dependência Química, Jogo e outras Compulsões

Autores

VERÔNICA VIDOTTO CARICATI, CAROLINE MATILDE DA SILVA RIBEIRO, ADRIANA SCATENA , RICHARD ALECSANDER REICHERT, FERNANDA BEATRIZ HODAR LOBATO, GABRIELLA DI GIROLAMO MARTINS , WANDERLEI ABADIO DE OLIVEIRA, ANDRÉ LUIZ MONEZI ANDRADE