Dados do Trabalho


Título

Tomada de decisão em adultos com transtorno de ansiedade generalizada

Introdução

A ansiedade é um estado emocional desagradável ligado ao medo e à percepção de ameaça, que, em níveis patológicos pode propiciar o surgimento de transtornos, como o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), caracterizado pela preocupação excessiva, desproporcional à realidade e difícil de ser controlada. Isso interfere no desempenho em diversas funções cognitivas e no funcionamento neurofisiológico, tais como a tomada de decisão, uma função executiva que envolve análise e escolha dentre várias alternativas em situações que incluam certo grau de incerteza.

Objetivo

O objetivo do presente estudo foi investigar as conclusões de pesquisas atuais sobre as características do processo de tomada de decisão em indivíduos com TAG.

Método

O método utilizado consistiu em revisão de bibliografia publicada entre 2015 e 2019. Foram selecionados 17 artigos para leitura e aprofundamento dos dados.

Resultados

Foi possível identificar como características mais importantes de indivíduos com TAG a sensibilidade a oscilações bruscas de humor, dificuldade em lidar com situações de incerteza, uso de preocupação como uma forma de sustentar um estado negativo e evitar contrastes afetivos, e alterações neurofisiológicas. Fatores analisados como precipitantes e moduladores da preocupação foram intolerância à incerteza e metacognições, que podem levar a decisões de comportamentos impulsivos para resoluções imediatas dos problemas, mesmo que estas sejam contraproducentes a longo prazo.

Conclusão

Observou-se que indivíduos com TAG percebem ameaças à sua volta, mas não apresentam recursos bem desenvolvidos para avalia-las e lidar com elas, e se utilizam de meios para se retira dessas situações e ficar atento a novos riscos em potencial, o que perpetua os estados de ansiedade e impacta ainda mais no processo decisório. Foi ressaltada a importância de tratamentos multidisciplinares que englobem diferentes aspectos do indivíduo, bem como do TAG, e foi proposto mais pesquisas de aprofundamentos nos assuntos e características de diagnóstico diferencial entre TAG e outros transtornos.

Palavras-chave

transtorno de ansiedade generalizada; tomada de decisão; funções executivas.

Área

Neuropsicologia

Autores

ANY AKOPIAN