Dados do Trabalho


Título

Entre o íntimo e o patológico: diferenças entre BDSM e transtornos parafílicos

Introdução

Torna-se extremamente complexo definir o que seria patológico na expressão da sexualidade, visto que isto está necessariamente conectado com a noção de consentimento e sofrimento. A definição de consentimento é variável a depender de sua abordagem; a definição de sofrimento o é menos, se é levada em consideração a compreensão médica do assunto. Apesar disto, existem manifestações da sexualidade humana que se baseiam precisamente em negociações de consentimento, dor e dinâmicas de poder, e existe um limite fino, porém inegável, que separa tais manifestações de verdadeiros transtornos patológicos de sexualidade. A prática do sadomasoquismo e do BDSM é atualmente considerada saudável, e não uma expressão patológica, ao contrário de transtornos sexuais que são denominados da mesma maneira (como o sadismo e o masoquismo descritos pela Psiquiatria) mas que configuram-se doenças mentais.

Objetivo

O objetivo do presente estudo é estabelecer as diferenças entre transtornos parafílicos (sadismo e masoquismo em particular) e expressões saudáveis de preferências sexuais em comunidades BDSM.

Método

Revisão integrativa da literatura, através de pesquisas nas bases de dados Lilacs, Scielo, PubMed, CAPES e Google Scholar. Os descritores utilizados foram: "BDSM, transtornos sexuais, parafilias, sadomasoquismo. Consideraram-se artigos escritos em português e inglês, publicados nos últimos 10 anos (entre 2011 e 2021). Foram obtidos 210 resultados, dos quais 15 foram escolhidos para análise baseados na relevância para o tema.

Resultados

Os resultados apresentados demonstram que a prática sexual do BDSM e do sadomasoquismo é uma manifestação saudável da sexualidade humana, e que a principal diferença destas práticas em relação a transtornos parafílicos encontra-se na presença ou falta de consentimento explícito das pessoas envolvidas.

Conclusão

Conclui-se, portanto, que, apesar da estrutura dos fetiches sadomasoquistas e do BDSM ser inerentemente relacionada a sensações de dor e humilhação e ao desequilíbrio de dinâmicas interpessoais de poder, esta exige, por sua própria natureza, consentimento e capacidade de todas as partes envolvidas de compreenderem a situação na qual se encontram e os limites desta. Isto torna estes fetiches diferentes de transtornos parafílicos, necessariamente definidos pelo sofrimento psíquico e/ou físico das partes e pela incapacidade de se obter consentimento completo.

Palavras-chave

BDSM, transtornos parafílicos, consentimento

Área

Outros Transtornos Psiquiátricos

Autores

RACHEL BRANDÃO E MENDES PINHEIRO, MARCELO COSTA MARTINS MOURA, ANDRESSA ALVES FRANCO BRAVIN, JÉSSICA ADRYANNE COSTA SILVA, LETÍCIA THAYNÁ NERY DA SILVA VIANA, DANILO DE LIMA TAVARES, LÍVIA HOLANDA DE SOUSA, JULIANA COELHO LEARTH, KAMILA CRISTIANE DE OLIVEIRA SILVA