Dados do Trabalho


Título

QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES SOROPOSITIVOS PARA HIV

Introdução

A Organização Mundial da Saúde (OMS), por meio do WHOQol Group, conceitua que qualidade de vida envolve as individualidades e percepções do indivíduo, inseridas no contexto social e cultural em que ele se encontra.
Atualmente, com o desenvolvimento da terapia antirretroviral (TARV), a realidade do soropositivo para HIV é muito similar à do paciente hígido. Houve melhora considerável na expectativa de vida que, consequentemente, levou a necessidade de se valorizar a qualidade de vida desses pacientes, visto que viver com HIV é se deparar com situações de discriminação, estigmatização, desestruturação nas relações afetivas e problemas com a sexualidade.

Objetivo

O presente estudo tem por objetivo avaliar a qualidade de vida dos pacientes soropositivos para HIV.

Método

A população do estudo consiste em pacientes HIV-positivos em atendimento no PAMDHA. O instrumento usado para coleta de dados foi o WHO-Qol Bref. O questionário é dividido em quatro domínios, sendo eles físico, psicológico, relações sociais e meio ambiente

Resultados

A qualidade de vida foi avaliada em 157 pessoas vivendo com HIV/AIDS e em tratamento, no extremo sul de Santa Catarina, no Brasil. Os entrevistados apresentaram uma média de idade de 37 anos, sendo 49,7% solteiros e 55,9% da amostra são do sexo feminino. Na análise dos quatro domínios, a média geral foi de 72,19 ± 16,66, sendo o domínio Relações Sociais o que obteve maior pontuação (70,47 ± 17,18) e o Meio Ambiente obteve a pior (65,90 ± 15,79).

Conclusão

Concluiu-se que a qualidade de vida dos pacientes soropositivos entrevistados é considerada entre boa e muito boa. Este fato auxilia na desmistificação de que o paciente HIV positivo tem, obrigatoriamente, uma pior qualidade de vida uma vez que está infectado. Demonstrou-se que o sexo feminino, além de ser a maioria da população, é também relacionado a uma pior qualidade de vida na população soropositiva estudada.

Palavras-chave

HIV, qualidade de vida, soropositivos

Área

Outros Transtornos Psiquiátricos

Autores

NATÁLIA VEADRIGO BOSCHETTI, MARINA TONELLO, JULIA GATTO OLIVEIRA, BRUNA BROETTO, BRIDA NATÁLIA NUNES , GUSTAVO NATÁLIA FEIER