Dados do Trabalho


Título

Síndrome de Guillain-Barré após vacina para COVID-19: um relato de caso

Apresentação do caso

A.G.S, masculino, 71 anos, previamente hígido, recebeu a primeira e a segunda dose da vacina contra Covid-19 produzida pelo Instituto Butantan nos dias 24/03/2021 e 20/04/2021. Após ter recebido a segunda dose, relata início do quadro de perda progressiva de força em membros inferiores. Procurou atendimento após 3 semanas do início do quadro, já em uso de andador. Ao exame, apresentava perda de força distal nos membros inferiores (dorsiflexão dos pés e extensão das pernas), associada à perda dos reflexos aquilianos, patelares e estilorradiais. A eletroneuromiografia constatou Neuropatia Axonal Sensitivo-Motora Aguda (NASMA). Foi realizado exame de líquor que evidenciou proteinorraquia de 97mg/dl, ausência de celularidade e glicorraquia normal. Após internação hospitalar, foi tratado com imunoglobulina humana, na dose de 2g/Kg de peso, distribuídas ao longo de 5 dias, com estabilização do quadro.

Discussão

A NASMA é uma das variantes graves e conhecida da Síndrome de Guillain-Barré (SGB), cuja etiologia fundamenta-se em infecção prévia, manifestando-se devido reações cruzadas entre as respostas imunológicas humoral e celular, em que ambas as fibras, motora e sensitiva, são acometidas causando degeneração axonal, com reversão imprecisa do quadro e condizente com apenas 4% dos casos de SGB. A ocorrência dessa neuropatia devido à vacinação, ainda necessita melhor elucidação, mas já se evidenciou quadros associados à vacina da influenza e meningococo. O aparecimento de NASMA após a vacina contra o SARS-coV-2 representa um evento raro e de difícil previsão. Tendo em vista a conjuntura epidemiológica atual, em que a campanha de vacinação contra o SARS-coV-2 permanece vigente e necessária, torna-se importante ressaltar que o aparecimento de eventos adversos, como a neuropatia, não configura-se como fator de suspensão para a vacinação contra o SARS-coV-2, independentemente da faixa etária.

Comentários finais

Ademais, cabe frisar que a NASMA representa uma condição severa, onde fatores como a idade, início abrupto dos sintomas e a necessidade de manejo crítico indicam pior prognóstico. Entretanto, não foram encontrados relatos na literatura científica dessa neuropatia associada à vacina. Dessa forma, fica mantida a conduta clínica padrão para neuropatia axonal sensitivo-motora aguda, além de reforçar a necessidade e importância de maiores estudos acerca da relação entre essa causa e consequência.

Palavras-Chave

Síndrome de Guillain-Barré, Coronavírus, Vacinas

Área

Outros Transtornos Neurológicos

Autores

LAURA CORNELLI, ANNA SOPHIA ALMEIDA GOUVEIA, BRUNA LUÍSA KAERCHER, EVELINE JÚLIA BESKOW, HENRIQUE RADIN CAMINI, JANAÍNA CARINE BELING, JULIANA LIMBERGER HEINZE, LAÍS KIST DE ALMEIDA, LAURA BEATRIZ WUENSCH WENCHENFELDER, LAURA PAVEGLIO SCHMIDT, ANGELA ZANONATO