Dados do Trabalho


Título

Sintomas Neurológicos e Neuropsiquiátricos pós-COVID 19: uma revisão sistemática

Introdução

A pandemia do COVID-19 vem trazendo diversos desafios para a população em geral e também para a comunidade científica. Diante da sua extensão e complexidade, recentemente, além de sintomas associados à fase aguda, passaram a integrar as bases de dados científicas inúmeros relatos de pacientes com sintomas tardios, especialmente neurológicos e neuropsiquiátricos. Estudos recentes intitularam essa nova entidade clínica de “Síndrome do COVID longo”, ou “Síndrome Neurológica Pós-COVID 19”, ainda pouco estudada. O objetivo desta revisão sistemática é avaliar a presença, a prevalência, as manifestações clínicas e a associação de sintomas neurológicos e neuropsiquiátricos em pacientes com história clínica de infecção sintomática pelo SARS-CoV-2.

Objetivo

Revisar sistematicamente os estudos que investigaram a manifestação de sintomas neurológicos e neuropsiquiátricos subagudos e crônicos em pacientes acometidos pelo SARS-CoV-2 com infecção sintomática.

Método

Foram realizadas buscas nas plataformas Embase, PubMed e Scopus durante o período de maio a junho de 2021 utilizando os termos "Sintomas Neurológicos no COVID Longo", "Manifestações Neurológicas no pós-COVID" e "Síndrome Neurológica Pós-COVID 19". Foram incluídos estudos populacionais, relatos e séries de casos publicados entre 2020 e 2021, que descreviam sintomas correspondentes à busca em indivíduos maiores de 18 anos. Foram excluídos artigos com metodologia incompatível (revisões, revisões sistemáticas, cartas, editoriais, informativos, guidelines), artigos que tratavam apenas de sintomas agudos do COVID-19, estudos in vitro ou modelo animal.

Resultados

Nossa busca resultou em um total de 212 artigos e, destes, 53 foram incluídos até o momento. Nossos resultados preliminares demonstraram que os pacientes com história recente de infecção por SARS-CoV-2 possuem risco aumentado de desenvolver declínio cognitivo em relação a não-infectados (OR 18.1, p=0.015). Além disso, fadiga ou fraqueza muscular prolongada são sintomas mais prevalentes em pacientes com acometimento grave pelo SARS-CoV-2 do que pacientes com quadro clínico leve (OR 2.69, p<0.05). Também são reportados sinais e sintomas como mononeurite, monoplegia, convulsões, depressão e ansiedade.

Conclusão

As manifestações tardias da infecção por SARS-CoV-2 são entidades clínicas complexas e ainda pouco esclarecidas. É necessário mais tempo de evolução da doença e estudos de metodologia apropriada para investigar os princípios, impactos e desfechos desta associação.

Palavras-chave

pós-COVID 19; sintomas neurológicos; revisão sistemática

Área

Outros Transtornos Neurológicos

Autores

LEONARDO BONGIOVANI LORO, GIOVANI ZOCCHE JUNIOR, LIA FONSECA SIQUEIRA, GABRIELE ZANIRATI, JADERSON COSTA DA COSTA