Dados do Trabalho


Título

O impacto emocional da prática BDSM em relacionamentos: uma revisão integrativa

Introdução

A definição de sexualidade estabelece-a como um aspecto fundamental e indiscernível da existência humana; desta maneira, sendo ela âmbito definidor dos inúmeros fatores que compõem o indivíduo, ela apresenta uma gama de manifestações, que variam do íntimo ao público, do fisiológico ao psicológico. Uma das manifestações mais fascinantes da sexualidade é o BDSM: o espectro entre dominante/submisso e sadismo/masoquismo. O BDSM se configura como um universo extremamente complexo de dinâmicas de poder e de prazer, através de estruturas de negociação e consenso que permitem a vivência do sexo entre pessoas de maneiras que vão além da mera obtenção do orgasmo físico. Existe uma série de estudos sobre sadomasoquismo em seus diversos fatores definidores e biopsicossociais; apesar disso, o impacto emocional do BDSM em seus praticantes é pouco analisado, especialmente no que se trata da compreensão das formas nas quais esta prática sexual pode promover maior intimidade e confiança entre os parceiros.

Objetivo

Este estudo objetiva construir conceitos e estruturar uma análise profunda sobre as dinâmicas emocionais e de poder entre praticantes de BDSM antes, durante e após as experiências, focando principalmente em analisar seus impactos em pessoas que mantêm relacionamentos entre si marcados pela vivência do sadismo/masoquismo e/ou dominância/submissão em suas interações.

Método

Revisão integrativa da literatura, através de pesquisas nas bases de dados Lilacs, Scielo, PubMed e Google Scholar. Os descritores utilizados foram: "BDSM impacto emocional", com critérios de inclusão "sadism, masochism, consent play, rape play, submission, dominance", excluindo-se artigos referentes a práticas sexuais não-BDSM e/ou à análise clínica de transtornos sexuais. Consideraram-se artigos escritos em português e inglês, publicados nos últimos 10 anos (entre 2011 e 2021). Foram obtidos 816 resultados, dos quais 18 foram escolhidos para análise baseados na relevância para o tema.

Resultados

A prática sexual consensual e saudável do BDSM permite uma exploração de dinâmicas de poder e aprofundamento da intimidade entre parceiros.

Conclusão

A vivência do conceito de prazer através de dor e permuta de poder, como presente em práticas sexuais de BDSM, exige confiança e respeito, visto que este tipo de dinâmica está fundamentada em estruturas complexas de consentimento, compreensão de limites e experiência de desejos e fantasias que vão além da obtenção do orgasmo físico.

Palavras-chave

BDSM, sexualidade, relacionamentos

Área

Neuropsicologia

Autores

RACHEL BRANDAO E MENDES PINHEIRO, MARCELO COSTA MARTINS MOURA, KAMILA CRISTIANE DE OLIVEIRA SILVA