Dados do Trabalho


Título

Mal inerente: como a personalização do tratamento psiquiátrico afeta pacientes com transtorno de personalidade antissocial?

Introdução

O transtorno de personalidade antissocial é definido como desconsideração e indiferença pelos direitos das outras pessoas, envolvendo um padrão de comportamento que viola as principais normas e regras sociais que regem o contexto no qual o paciente está envolvido. Em particular, o indivíduo apresenta também ausência de remorso, manifestando indiferença e racionalização em relação ao dano que causa a outros. Na Psiquiatria contemporânea, a personalização do tratamento psiquiátrico é uma atitude que vem sido encorajada como maneira de abordar outros transtornos mentais - o objetivo desta análise sistemática, portanto, é compreender como a personalização afeta o tratamento de pacientes com transtorno de personalidade antissocial.

Objetivo

A hipótese estabelecida foi a de que esta abordagem específica não possuiría efeitos relevantes nos pacientes em questão, visto que eles comprovadamente não apresentam qualquer tipo de empatia e, portanto, não haveria, para eles, qualquer benefício em um cuidado personalizado.

Método

A metodologia utilizada foi a seleção de 355 artigos obtidos através das bases de dados Scielo, PubMed, e Lilacs, sem restrição de linguagem. A busca se utilizou dos DeCS: antisocial personality disorder treatment nos campos de título e resumos de trabalhos e, a partir do estabelecimento de critérios de inclusão e exclusão, foram escolhidos 17 artigos para análise.

Resultados

Os resultados detalharam que a personalização do tratamento psiquiátrico permite o acompanhamento mais próximo dos pacientes, o que, apesar de não levá-los ao desenvolvimento da empatia que não possuem por conta do transtorno que apresentam, possibilita evitar o agravamento de situações estressoras que possam levar o indivíduo a causar ainda mais danos àqueles que o circundam.

Conclusão

A conclusão, portanto, contrária à hipótese inicialmente definida, definiu que a personalização do tratamento psiquiátrico possui efeitos relevantes no tratamento de pacientes com transtorno de personalidade antissocial.

Palavras-chave

TRANSTORNO DE PERSONALIDADE SOCIAL;
PERSONALIZAÇÃO;
ATENDIMENTO INDIVIDUALIZADO

Área

Transtornos de Personalidade

Autores

MARCELO COSTA MARTINS MOURA, RACHEL BRANDAO E MENDES PINHEIRO, KAMILA CRISTIANE DE OLIVEIRA SILVA