Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DO COMPROMETIMENTO COGNITIVO E FATORES ASSOCIADOS EM CUIDADOR FAMILIAR DE INDIVÍDUOS COM DOENÇA DE ALZHEIMER

Introdução

A Doença de Alzheimer (DA) é uma doença crônica e neurodegenerativa que afeta não apenas o paciente, mas toda a família. Ser cuidador deste paciente exige muito da família, e pode se tornar uma atividade cansativa que sobrecarrega quem está realizando este papel. Por essa razão, o cuidador pode apresentar problemas físicos, psicológicos ou emocionais.

Objetivo

Com isso, o presente estudo teve como objetivo a avaliação do comprometimento cognitivo e fatores associados em cuidadores familiares de indivíduos com DA.

Método

A partir do recrutamento desses cuidadores, foi realizada a aplicação de um questionário sociodemográfico, econômico, de saúde e uma Avaliação Cognitiva de Montreal (MoCA).

Resultados

Dos 21 cuidadores avaliados, 17 (81%) eram do sexo feminino, com média de idade de 61,8 anos e a média de tempo de cuidado foi de 6 anos. O grau de parentesco predominante entre os cuidadores foi de filhos (as), 76,2%. A MoCA demonstrou que 66,6% deles apresentaram comprometimento cognitivo, o qual foi associado somente com perda de memória relatada pelos cuidadores, com uma frequência de “quase sempre”.

Conclusão

Conclui-se então, que o declínio cognitivo está presente nessa população de cuidadores, e está associado à queixa de perda de memória.

Palavras-chave

Doença de Alzheimer; Cuidador Familiar; Comprometimento Cognitivo.

Área

Neurociência básica

Autores

EDUARDA BEHENCK MEDEIROS, GABRIEL CASAGRANDE ZABOT, AMANDA BOAVENTURA, PAULA ABATTI MORETTO, ADRIELLY VARGAS LÍDIO, BÁRBARA MACHADO MACARINI NASPOLINI, LISIENNY CAMPOLI TONO REMPEL, DANIEL FEIJÓ, ANITA OLIVEIRA MUSSI, GABRIELA SERAFIM KELLER, JOSIANE BUDNI