Dados do Trabalho


Título

ASSOCIAÇAO DA PRATICA DE ATIVIDADE FISICA COM SONO, QUALIDADE DE VIDA E DESEMPENHO ACADEMICO ENTRE UNIVERSITARIOS

Introdução

Estudos internacionais apontam associação positiva entre realização de atividade física e melhor desempenho acadêmico. Alguns mediadores dessa relação são a qualidade de vida, sono e saúde mental. Há poucos estudos sobre o tema no Brasil, limitando a criação de estratégias em ambiente universitário.

Objetivo

Identificar associações de atividade física com sono, indicadores de qualidade de vida e desempenho acadêmico de estudantes universitários.

Método

Estudo transversal quantitativo, realizado entre 2017-2018, com alunos de graduação de uma universidade do estado de São Paulo.
Para medir dificuldades com sono e desempenho acadêmico foram usadas perguntas fechadas e para avaliar a qualidade de vida foi usado o instrumento WHOQOL para os domínios: físico, psicológico, relações sociais e ambiental.
As frequências, prevalências e razões de prevalência foram determinadas para a amostra toda e testes de qui-quadrado foram usados para comparações entre a prática de atividade física e as variáveis de interesse, de acordo com gênero e área do curso.

Resultados

Participaram do questionário 6.906 estudantes universitários, sendo 2.316 da área de exatas e tecnologia, 1.922 das artes e humanidades, 1.592 da saúde, 1076 das ciências básicas.
A média de idade dos participantes foi 21,3 ± 3,6 anos, sendo 48,1% do gênero feminino e 51,9% do masculino. Dos universitários participantes da pesquisa, 62,4% se classificaram como ativos fisicamente, sendo mais preponderante no gênero masculino. O desempenho acadêmico foi considerado abaixo da média por 17,8% dos estudantes e 49,5% referiram problemas de sono.
Observou-se que o grupo dos estudantes que pratica atividade física possui pelo menos 3 vezes menos chance de se considerar abaixo da média em relação ao seu desempenho acadêmico. Também foi observado que esse grupo tem 2,5 vezes menos problemas com sono em relação ao grupo dos sedentários. Quanto a qualidade de vida, os praticantes de atividade física são melhores nos quatro domínios estudados, com destaque ao domínio psicológico no qual a média entre os sedentários foi de 52,4 e entre os praticantes de atividade física foi de 59,3.

Conclusão

Há associação significativa entre a prática de atividade física com qualidade de sono, qualidade de vida nos seus quatro domínios e desempenho acadêmico. Análises longitudinais e combinadas desses comportamentos e variáveis são necessárias para trazer mais informações a fim de promover a saúde dos universitários bem como melhorar seu desempenho acadêmico.

Palavras-chave

atividade física, sono, desempenho acadêmico

Área

Transtornos do Sono

Autores

JENNYFER FERNANDA RODRIGUES DOMINGUES, RENATA CRUZ SOARES DE AZEVEDO, PAULO DALGALARRONDO, AMILTON DOS SANTOS JUNIOR