Dados do Trabalho


Título

PREVALENCIA DA SINDROME DE BURNOUT NOS ACADEMICOS DE MEDICINA

Introdução

Burnout é uma síndrome multidimensional, caracterizada por três diferentes componentes: exaustão emocional, despersonalização e redução da realização pessoal. É uma patologia que acomete profissionais e acadêmicos que possuem intenso contato direto com as pessoas. A medicina é uma área de especial risco para o desenvolvimento de Burnout pelas suas características de alta exigência, horas extenuantes de estudo e pouco tempo para lazer, família, amigos e necessidades pessoais.

Objetivo

O objetivo do trabalho foi avaliar a prevalência da síndrome de Burnout em alunos do curso de medicina em uma faculdade que utiliza uma metodologia Problem Based Learning (PBL), além do perfil dos sujeitos acometidos.

Método

Foram entrevistados 243 alunos da primeira até a última fase do curso de medicina em uma faculdade na primeira semana de aula e final do semestre no ano de 2019. Foram aplicados questionários autoavaliativos para caracterização do perfil dos estudantes, e outro para avaliação dos sintomas da síndrome.

Resultados

Foi identificada uma associação entre as três dimensões da síndrome de Burnout principalmente em estudantes das fases 3 (16,0%); 6(12,0%) e 7 (12,0%) do curso, e que a prevalência era de 14,4% no início das aulas e de 20,6% no final do semestre.

Conclusão

Os resultados sugerem que os estudantes que se encontram nas primeiras fases do curso têm maior risco de desenvolver Burnout, enquanto nas fases finais do curso, observa-se uma intensificação desses fatores.

Palavras-chave

Burnout, Medicina, estudantes.

Área

Transtornos relacionados ao Estresse

Autores

NATÁLIA VEADRIGO BOSCHETTI, BRIDA NATÁLIA NUNES , MARINA TONELLO , AMANDA MACHADO KRAMEL , INDIAMARA NATÁLIA DEGGERONE, GUSTAVO NATÁLIA FEIER