Dados do Trabalho


Título

DESEMPENHO EM PROCESSAMENTO FONOLOGICO DE ESCOLARES COM E SEM DIFICULDADES NA ALFABETIZAÇÃO

Introdução

O processamento fonológico, enquanto habilidade mental responsável por processar a informação baseada na estrutura fonológica da linguagem oral, é formado pelos componentes de acesso ao léxico mental, a memória de trabalho fonológica e a própria consciência fonológica. Essa tríade de recursos cognitivos é compreendida de forma integrada e fundamental ao ano inicial e futuros à alfabetização, para compor o alicerce da aprendizagem da leitura e da escrita.

Objetivo

Caracterizar e comparar o desempenho em processamento fonológico de escolares com e sem dificuldades na alfabetização.

Método

Este trabalho foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o protocolo número 1.800.368. A amostra foi composta por 40 escolares, de ambos os gêneros, com idade entre 5 anos e 6 meses a 6 anos e 10 meses, do 1º ano do ensino fundamental, sem relato de alteração cognitiva, divididos em Grupo I: composto por 20 escolares sem dificuldades na alfabetização, e Grupo II: composto por 20 escolares com dificuldades na alfabetização. Para a avaliação foram utilizadas as provas do processamento auditivo do Protocolo de Avaliação das Habilidades Cognitivo-Linguísticas para escolares em fase inicial de alfabetização e as provas do Teste de Nomeação Automática Rápida-RAN. A aplicação foi realizada em uma sessão com duração média de 30 minutos.

Resultados

Na comparação dos desempenhos, os escolares do Grupo II apresentaram média inferior ao Grupo I, em todas as provas, com significância para repetição de palavras e de números em sequência, para nomeação rápida de figuras e números em primeira e segunda tomada de nomeação. Para a análise da mediana ambos os grupos apresentaram desempenho com comportamento similar, mas o Grupo II persiste com desempenho inferior ao Grupo I.

Conclusão

Os escolares com dificuldades na alfabetização apresentam desempenho deficitário em provas que avaliam o desempenho em processamento fonológico, quando comparados aos escolares sem dificuldades. Assim, as dificuldades podem ser causadas ou agravadas pelo déficit em compor e acessar o léxico, pelo desenvolvimento da consciência fonológica e por alterações na memória de trabalho. O estudo mostra que o baixo desempenho nessas habilidades pode ser identificado desde a alfabetização, possibilitando estratégias de intervenção que potencializem a aprendizagem da leitura e da escrita, minimizando o fracasso escolar.

Palavras-chave

Processamento fonológico; Memória; Distúrbios da Aprendizagem

Área

TDAH e Distúrbios de Aprendizagem

Autores

CLÁUDIA SILVA, MARIA NOBRE SAMPAIO