Dados do Trabalho


Título

TRATAMENTO PROLONGADO COM CETAMINA EM DOSE COM ATIVIDADE ANTIDEPRESSIVA CAUSA ESTEREOTIPIA EM RATAS LACTANTES

Introdução

A cetamina é um antagonista do receptor glutamatérgico NMDA que vem sendo estudada para o uso como antidepressivo em diversos quadros de depressão, inclusive na depressão pós-parto. Trabalhos da literatura apontam que antagonistas do receptor glutamatérgico NMDA são capazes de induzir comportamento estereotipado, definido como movimentos repetitivos e sem finalidade aparente.

Objetivo

O objetivo desse trabalho foi avaliar se o tratamento prologado com cetamina em dose com atividade antidepressiva é capaz de causar estereotipia em ratas lactantes.

Método

Para isso ratas lactantes foram divididas em dois grupos, um grupo controle tratado com solução salina, e um grupo experimental, tratado com 20 mg/kg de cetamina por via intraperitoneal durante toda a lactação. A observação dos comportamentos dos animais foi feita diariamente durante toda a lactação, 10 minutos após a administração da cetamina. No último dia de lactação, as ratas foram submetidas a eutanásia para coleta do corpo estriado e do córtex pré-frontal para avaliação dos sistemas dopaminérgico e glutamatérgico.

Resultados

A observação comportamental mostrou que as ratas tratadas com cetamina apresentaram hiperlocomoção constante, agitada e sem propósito, perda de equilíbrio e padrão de natação circular ininterrupto. Os resultados da avaliação neuroquímica mostraram que as ratas do grupo experimental apresentaram diminuição dos níveis de DOPAC (p<0,01) e do turnover DOPAC/dopamina (p<0,05) e aumento dos níveis de glutamato (p<0,05) no córtex pré-frontal em comparação com as do grupo controle.

Conclusão

Esses dados em conjunto apontam que a dose de 20 mg/kg de cetamina promove alterações comportamentais e neuroquímicas sugestivas de estereotipia em ratas lactantes.

Palavras-chave

antidepressivo; comportamento estereotipado; sistema nervoso central

Área

Psicofarmacologia

Autores

GABRIEL RAMOS ABREU, JULIA ZACCARELLI-MAGALHÃES, LORENA PAULA PANTALEON, BEATRIZ BRAGA RIBEIRO, CAMILA MUNHOZ, ANDRÉ RINALDI FUKUSHIMA, ESTHER LOPES RICCI, HELENICE SOUZA SPINOSA