Dados do Trabalho


Título

Os níveis basais de cortisol, ACTH e DHEA em adultos jovens saudáveis são influenciados geneticamente pelo polimorfismo Val16Ala-SOD2

Introdução

Em termos fisiológicos, o eixo Hipotálamo-Pituitária-Adrenal (HPA) é regulado pela secreção, do hormônio liberador da corticotropina e da vasopressina pelas células do núcleo paraventricular do hipotálamo. Por sua vez, estes dois hormônios têm a capacidade de ativar a secreção do hormônio adenocorticotrófico (ACTH) que é produzido pela hipófise. O ACTH então age diretamente no córtex da glândula adrenal estimulando a liberação de hormônios glicorticóides associados a resposta ao estresse como o cortisol e a desidroepiandrosterona (DHEA) que agem sobre diversos tecidos corporais, via receptores específicos. Na enzima antioxidante SOD2, existe um polimorfismo de troca de único nucleotídeo (SNP), o SOD2-SNP possui dois alelos (A-Alanina e V - Valina) e produz três genótipos (VV, AA e AV), que mudam a eficácia basal da enzima antioxidante SOD2 na mitocôndria. Estudos já sugeriram a influência do polimorfismo Val16Ala-SOD2 em marcadores oxidativos e inflamatórios.

Objetivo

Avaliar se o polimorfismo Val16Ala-SOD2 influência nos níveis basais de moléculas relacionadas ao estresse em adultos jovens saudáveis sem histórico de exposição ao estresse crônico ou transtornos psiquiátricos.

Método

Todos os participantes foram selecionados a partir de um banco com180 alunos da Universidade Federal de Santa Maria (média de idade 26,5 anos), genotipados para o polimorfismo o VAL16ALA-SOD2. Os voluntários foram questionados se eles se sentiam psicologicamente estressados. Aqueles que não relataram autopercepção de estresse foram incluídos no estudo. 90 pessoas foram incluídas, sendo 30 de cada genótipo, o sangue foi coletado para análise dos marcadores supracitados em através de kit imunoensaio Elisa.

Resultados

O VAL16ALA-SOD2 afetou significativamente (P = 0,0001) os níveis dos três marcadores do eixos HPA aqui analisados. Indivíduos VV apresentaram níveis mais elevados de cortisol e ACTH e níveis mais baixos de DHEA do que indivíduos AA. Por outro lado, heterozigotos apresentaram valores intermediários desses marcadores. A análise multivariada adicional não encontrou influência de sexo e idade nesses resultados. independente do psicológico.

Conclusão

Nossos resultados apontam que o polimorfismo VAL16ALA-SOD2 influência nos níveis basais de ACTH, Cortisol e DHEA. Esses resultados poderiam sugerir uma "condição genética pró-estresse" em indivíduos VV. Entretanto mais estudos precisam ser realizados para confirmação desta hipótese.

Palavras-chave

Polimorfismo Genético; Estresse; Eixo HPA

Área

Genética

Autores

BEATRIZ SADIGURSKY NUNES CUNHA, FERNANDA BARBISAN, IVO EMÍLIO DA CRUZ JUNG, IVANA BEATRICE MÂNICA DA CRUZ, VEÔNICA FARINA AZZOLIN, BÁRBARA OSMARIN TURRA, EULER ESTEVES RIBEIRO, MARTA MARIA MEDEIROS FRESCURA DUARTE