Dados do Trabalho


Título

SINTOMAS COMPORTAMENTAIS E O DESGASTE DOS CUIDADORES DE IDOSOS COM O TRANSTORNO NEUROCOGNITIVO MAIOR

Introdução

O idoso com demência, indispensavelmente, necessitam do suporte de um cuidador. Porém, a pessoa que se disponibiliza para tal tarefa, pode comprometer sua saúde física, emocional e afetiva, devido a diversos fatores (VIEIRA; FIALHO et al, 2011). O inventário neuropsiquiátrico (NPI), é um instrumento validado que avalia doze sintomas comportamentais, que se constitui através de uma entrevista roteirizada com o cuidador, analisando a frequência ou a gravidade destes sintomas, não só do paciente, mas também deste.

Objetivo

O presente estudo tem como objetivo avaliar os sintomas comportamentais e o desgaste dos cuidadores de idosos com o transtorno neurocognitivo maior.

Método

Neste estudo foram incluídos 200 cuidadores de idosos, com idade média de 76,78, 61% mulheres e com escolaridade média de 3,86 anos. Instituto Jenny Andrade de Faria do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais, consentido por todos os participantes através de Termo de Consentimento Livre Esclarecido e aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da UFMG. Na análise estatística foi utilizada a versão 21 do software SPSS e se refere a uma amostra de coorte longitudinal de pacientes com a Doença de Alzheimer. Os idosos foram submetidos à anamnese e testes neuropsicológicos diversos, incluindo o inventário neuropsiquiátrico (NPI).

Resultados

O resultado total do estudo evidenciou que o desgaste dos cuidadores de idosos com demência são significativos (r= 0,012, p= 0,280). Portanto, os sintomas comportamentais expressivos estão relacionados ao delírio (r= 0,046, p= 0,355), agitação (r= 0,041, p= 226), ansiedade (r= 0,022, p= 0,253), apatia (r= 0,008, p= 0,291) e irritação (r= 0,019, p= 0,255). 

Conclusão

O estudo apresenta algumas limitações como a não descrição de dados descritivos dos cuidadores como idade e escolaridade. Os dados mostraram que dentre os sintomas comportamentais, aqueles que mais afetam os cuidadores de idosos com a doença de Alzheimer são delírios, agitação, ansiedade, apatia e irritação. Portanto, aqueles cuidadores que convivem com idosos que apresentam estes sintomas necessitam de maior suporte psicológico e divisão de tarefas. São necessários estudos científicos para compreender e clarificar cada vez mais como se dá este desgaste do cuidador, a fim de esclarecer os sintomas neuropsiquiátricos e psicológicos, amenizando os impactos e, assim, buscando possíveis intervenções em prol desses cuidadores.

Palavras-chave

Transtorno Neurocognitivo Maior; idosos; Desgaste dos cuidadores.

Área

Neuropsicologia

Autores

NAYARA RODRIGUES BRAGA, MÔNICA VIEIRA COSTA, KAREN COSTA, RAFAELA ÁVILA, BRUNA DIAS, MARIA APARECIDA CAMARGOS BICALHO