Dados do Trabalho


Título

RELAÇAO ENTRE A CONSCIENCIA FONOLOGICA NA COMPREENSAO FRASAL DE ESCOLARES DE RISCO PARA A DISLEXIA

Introdução

A dislexia trata-se de uma inabilidade dentro do processo de aprendizagem que reflete na capacidade de leitura, impossibilitando que seja realizada com precisão e acurácia. Consequentemente, crianças comprometidas por esse quadro, mesmo mantendo sua inteligência preservada, sofrem com reflexos na aprendizagem escolar que vão além da leitura, como a escrita ortográfica e a compreensão textual. Nos últimos anos, os sinais de risco para a dislexia começam a ser identificados nas séries iniciais, possibilitando o acompanhamento clínico e educacional do escolar desde o primeiro ano da alfabetização. Tais sinais são caracterizados por não identificação de letras, alteração na identificação e discriminação de formas semelhantes, lentidão na velocidade de processamento da informação, sobrecarga de memória, alteração na decodificação de palavras de alta frequência, déficit no acesso ao significado das palavras e enunciados, quebra no processo de compreensão de frases e textos.

Objetivo

Verificar a influência da consciência fonológica na compreensão frasal de escolares com e sem risco para a dislexia.

Método

Participaram da pesquisa 40 escolares do 1º ano do ensino fundamental I, de ambos os gêneros, divididos em Grupo I: 20 escolares com bom desempenho acadêmico e Grupo II: 20 escolares de risco para a dislexia. Ambos os grupos realizaram avaliação neuropsicológica e avaliação da compreensão auditiva por frases, de leitura de frases e de leitura com imagens. E foram submetidos ao programa de intervenção fonológica, expostos à 15 sessões, aplicadas duas vezes por semana atividades de consciência fonológica, análise, síntese, discriminação e substituição fonêmica. O estudo foi aprovado pelo CEP com protocolo número 3.939.907.

Resultados

A análise intergrupo identificou significância para compreensão auditiva em pré e pós-testagem, compreensão de leitura e visual em pré-testagem. Na comparação intra-grupos houve aumento das médias de desempenho para compreensão auditiva e de leitura em Grupo I, e para Grupo II houve significância para as três variáveis analisadas.

Conclusão

A intervenção com consciência fonológica foi benéfica para o desempenho em compreensão de escolares com risco para dislexia possibilitando impulsionar o desempenho dos escolares com dificuldades e identificar quais os escolares que realmente demandam comportamento de risco para o diagnóstico.

Palavras-chave

Compreensão; Dislexia; Desenvolvimento infantil

Área

TDAH e Distúrbios de Aprendizagem

Autores

CLÁUDIA SILVA