Dados do Trabalho


Título

O NEUROPSICOPEDAGOGO NA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR PARA O TRATAMENTO DA DEPENDENCIA QUIMICA

Introdução

A dependência química como transtorno cerebral recidivante crônico, passível de recaída, tem consequências como prejuízos em diversas áreas da vida do usuário, como atividades físicas, mentais, educacionais, profissionais, familiares, sociais, interpessoais e socioculturais, precisam ser reabilitadas e ressocializadas. A doença atinge não só o sujeito, mas também sua família. Assim, é de fundamental importância que a participação da família seja auxiliada, orientada e amparada, e se torne coadjuvante no tratamento da dependência química de seu familiar.

Objetivo

Oferecer suporte e acolhimento de emoções negativas, fornecer informações e orientações sobre vícios, comportamentos aditivos, envolver a família buscando sua cooperação no processo de adesão e recuperação de sua família. O contato diário com ações e atitudes comportamentais impulsivas, agressivas, dificuldades de comunicação e diálogo e ainda o desconhecimento da dinâmica da doença e dos sintomas associados são fatores que trazem sobrecarga, estresse, culpa e estresse nas famílias. A Psicoeducação é um auxílio para aprimorar as habilidades das famílias no enfrentamento da doença e aprender estratégias de enfrentamento e reconhecer os primeiros sinais de recaída de comportamentos. Além disso, auxilia a família no estabelecimento e acompanhamento de limites, regras, disciplina e reabilitação diária nas atividades sociais e ocupacionais.

Método

Apresentação de um Programa de Psicoeducação para Famílias de Dependentes em Ambulatório-Dia. As reuniões mensais são estruturadas com temas pré-selecionados que tratam de dependência, psicofarmacologia, sintomas, comorbidades, comportamentos impulsivos e compulsivos, etc. Algumas questões são levantadas por suas próprias famílias, perfazendo portanto um levantamento qualitativo de dados do paciente através de uma pesquisa de campo.

Resultados

Esse trabalho permitiu observar a fundamental importância de uma equipe multidisciplinar para contemplar um tratamento eficaz que acolhe as necessidades individuais do dependente químico.

Conclusão

O desenvolvimento do espaço de integração da sua família com os familiares dependentes químicos, atendendo às demandas de escuta, e orientações, minimiza conflitos e dificuldades nas relações e no manejo do dia a dia, além de possibilitar a colaboração da família no tratamento e recuperação, e proporcionando benefícios a ambos. o paciente e a família

Palavras-chave

Palavras-chave: Neuropsicopedagogo, dependência química.

Área

Dependência Química, Jogo e outras Compulsões

Autores

FERNANDA PERALTA GIROLAMO, SAMYA FREITAS BITAR, MARCOS PAULO JEREMIAS, VANDA RUSSI AMARAL