Dados do Trabalho


Título

PREVALENCIA DE SINTOMAS DE ANSIEDADE, DEPRESSAO E ESTRESSE EM FAMILIARES CUIDADORES DE CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL

Introdução

A paralisia cerebral (PC) é uma lesão ou mal desenvolvimento do cérebro. Seus sintomas variam desde déficits motores menores até incapacidades significativas em todas as áreas do movimento.

Objetivo

Identificar os fatores associados aos sintomas ansioso, depressivos e de estresse em cuidadores de pessoas com paralisia cerebral.

Método

Trata-se de um estudo observacional, descritivo e comparativo realizado a partir da utilização de dados primários e secundários. O estudo foi realizado a partir da aplicação dos inventários de humor: (BDI) e (BAI) de Beck e colaboradores no Ambulatório de Ortopedia Pediátrica do Hospital Santa Izabel.

Resultados

Ao associar as características pessoais e clínicas dos cuidadores com a gravidade dos sintomas depressivos, nota-se que cuidadores do sexo feminino tendem a desenvolver sintomas depressivos mais graves que cuidadores do sexo masculino (p=0,01). Além disso, apresentar sintomas de ansiedade moderados e graves e estar em fases mais avançadas do estresse (quase-exaustão e exaustão) também apresentaram associação com gravidade dos sintomas depressivos (p = 0,01).

Conclusão

As médias de idade e de tempo de diagnósticos são significativamente menores no grupo com maior gravidade de sintomas depressivos. Em relação ao peso do cuidado, apenas a dimensão preocupação com a criança apresentou diferença significativa, sendo superior no grupo com maior gravidade dos sintomas depressivos.

Palavras-chave

Ansiedade, Depressão, estresse, Paralisia cerebral

Área

Distúrbios do movimento

Autores

VITOR SOUZA MASCARENHAS