Dados do Trabalho


Título

O PAPEL DA ATIVAÇAO DO SISTEMA IMUNE NEONATAL NO DESENVOLVIMENTO DE UM COMPORTAMENTO RELACIONADO A ESQUIZOFRENIA

Introdução

O processo neuroinflamatório no período neonatal, pode trazer alterações significativas ao longo do desenvolvimento do neonato. Visto que o sistema imune neste período ainda está em desenvolvimento o que o torna mais suscetível a ação de agentes infecciosos. Essas alterações podem estar relacionadas a aspectos comportamentais, cognitivos e estudos já vem demonstrando uma relação importante entre transtornos psiquiátricos associados a declínios cognitivos e processos inflamatórios sistêmicos. Dentre os transtornos psiquiátricos, tem-se a esquizofrenia, que consiste em um transtorno psiquiátrico heterogêneo com um amplo espectro de manifestações clínicas e biológicas. A esquizofrenia afeta de forma grave a qualidade de vida tanto do indivíduo afetado quanto de seus familiares e círculo social. Estudos sugerem que os processos neuroinflamatórios podem desempenhar um papel na patogênese da esquizofrenia. Diante disso torna-se importante, estudos que possibilitem um melhor entendimento desta relação e que contribua para uma maior elucidação da etiologia da esquizofrenia.

Objetivo

O objetivo deste estudo foi avaliar o comportamento semelhante à esquizofrenia em camundongos adultos após a ativação imune neonatal.

Método

Camundongos C57BL/6 machos e fêmeas neonatais nos dias pós-natal 2-3 receberam uma injeção de 25 μg de lipopolissacarídeo (LPS) ou tampão fosfato salino (PBS) (no caso dos animais controles). O comportamento semelhante à esquizofrenia foi induzido por cetamina (25, 50 ou 100 mg/kg) no dia 28 pós-natal. Testes de atividade locomotora, comportamento estereotipado e interações sociais foram conduzidos 30 min após a injeção de cetamina ou solução salina.

Resultados

Camundongos adultos jovens que receberam cetamina na dose de 50 mg/kg apresentaram aumento significativo na atividade locomotora, escores de estereótipo e também na latência de contato quando comparados ao grupo controle que recebeu a mesma dose de cetamina.

Conclusão

Concluiu-se que a exposição à ativação imune neonatal durante pode causar alterações no neurodesenvolvimento, contribuindo para o desencadeamento de comportamentos semelhante à esquizofrenia na idade adulta.

Palavras-chave

Ativação imune neonatal. Comportamento relacionado a esquizofrenia. Lipopolissacarídeo.

Área

Neurociência básica

Autores

PAULA DIAS , ALINE FLORES, VIVIANE FREIBERGUER, LETICIA VENTURA , CLARISSA MARTINELLI COMIM