Dados do Trabalho


Título

TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL COM A EQUIPE MULTIDISCIPLINAR PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS NA POPULAÇAO NEURODIVERSA

Introdução

Ter conhecimento de diferentes ferramentas teóricas que auxiliam o profissional de diferentes áreas a lidar com a diversidade de indivíduos numa complexa relação dialética com a sociedade é primordial para traçar caminhos que levem em conta as necessidades cognitivas, psicoafetivas e sociais do sujeito e o conjunto de normas e contratos sociais que o circundam.

Objetivo

Apresentação de um Programa de Psicoeducação em habilidades sociais para pacientes e suas famílias em Ambulatório-Dia. Conceitualizar os saberes perpetrados na literatura acadêmica sobre Habilidade Social e a importância de seu aprimoramento ao longo da vida no contexto psicoterapêutico multidisciplinar da clínica de saúde mental brasileira. Revisar técnicas, estratégias e ferramentas aplicadas atualmente pela Terapia Cognitivo-Comportamental para o treinamento das habilidades sociais, resultando, assim, em uma sistematização das técnicas, facilitando a eficácia da aplicação para atingir os resultados esperados, dentro da terapia. Conceitualizar a existência da neurodiversidade e seus desafios de aprendizagem relacionados às habilidades sociais. Realizar um diálogo multidisciplinar focado nas diferentes aplicabilidades da Terapia Cognitivo-comportamental para o aprimoramento das Habilidades Sociais. Confluir os resultados bibliotécnicos com uma pesquisa de campo qualitativa entre profissionais, familiares e pacientes de uma clínica de saúde mental com o objetivo de fundamentar a Terapia Cognitivo-Comportamental como ferramenta que propicia a melhora de vida da população neurodiversa.

Método

Levantamento bibliográfico para a contextualização de uma pesquisa de campo qualitativa. A pesquisa de campo consiste na observação dos fatos tal como ocorrem espontaneamente e a coleta de dados foi realizada através de questionários e entrevistas.

Resultados

Este trabalho ocorreu a partir da necessidade de uma bibliografia clara para o atendimento clínico individual com foco no treinamento em habilidades sociais focado principalmente na população neurodiversa. A partir deste levantamento realizamos o cruzamento desses dados com as informações colhidas nos relatos de profissionais que participam da vivência terapêutica diária de uma clínica de saúde mental situada em um bairro de classe média-alta em uma capital do sudeste brasileiro.

Conclusão

Esse trabalho permitiu através do eixo principal TCC-HS’s-NEURODIVERSIDADE atender às demandas de escuta no intuito de estabelecer condutas protocolares em um ambiente multidisciplinar.

Palavras-chave

TCC, Neurodiversidade, habilidades sociais.

Área

Psicoterapia e Neurociências

Autores

SAMYA FREITAS BITAR, FERNANDA PERALTA GIROLAMO, VANDA RUSSI AMARAL, MARCOS PAULO JEREMIAS