Dados do Trabalho


Título

O USO PROBLEMATICO DE MIDIAS DIGITAIS EM UNIVERSITARIOS DA AREA DA SAUDE

Introdução

O uso de mídias digitais na atualidade perpassa o cotidiano da maioria dos brasileiros e sua principal fonte de acesso são os smartphones. Dentre os usuários que utilizam mais a internet estão os jovens e sobretudo os universitários. Esse uso excessivo está relacionado a diversos problemas de saúde, dentre elas a dependência de internet (DI). Além disso, a literatura aponta associações entre a dependência de internet e prejuízos na qualidade de vida e a presença de transtornos emocionais.

Objetivo

Tendo em vista esses aspectos, o seguinte trabalho teve como objetivo identificar a percepção do uso de internet entre estudantes universitários da área da saúde e verificar as variáveis preditoras da percepção de uso prejudicial através de um modelo de regressão logística.

Método

Os participantes da pesquisa foram 601 estudantes universitários dos cursos de enfermagem e medicina de diferentes estados do país. Os participantes do estudo preencham através de uma plataforma online o termo de consentimento livre e esclarecido e um questionário sociodemográfico, com questões que envolviam a percepção e o padrão de uso de internet, o Internet Addiction Test (IAT) e o Depression Anxiety and Stress Scale (DASS-21).

Resultados

Com relação aos resultados coletados, revelou-se que a percepção de uso de internet dos universitários está entre moderado (44,6%) e muito (49,1%). Quanto ao modelo de regressão logística os resultados mostraram que as variáveis preditoras da percepção do uso prejudicial da internet envolvem passar mais tempo utilizando as mídias digitais (aOR = 1.17), checar mais vezes seus celulares (aOR = 1.01), acessar à internet principalmente pelo smartphone (aOR = 1.98), cursar Medicina (aOR = 1.78) e apresentar uma maior pontuação no IAT (aOR = 1.07). As demais variáveis ponderadas não apresentaram significância estatística no modelo. Os resultados demonstram que os estudantes universitários em grande parte possuem uma percepção correta acerca do seu uso de mídias digitais, conseguindo distinguir o quanto esse uso está presente em sua rotina. Além disso, ressalta-se que apenas 6,3% da amostra apresentou uma percepção de pouco uso de internet, demonstrando assim que a internet está demasiadamente presente na vida da maioria dos universitários da amostra.

Conclusão

Este estudo auxilia para a contribuição com a produção de dados a respeito dos prejuízos da dependência de internet e suas relações com a qualidade de vida, podendo auxiliar para futuros estudos ou intervenções na área.

Palavras-chave

DEPENDÊNCIA DE INTERNET

Área

Dependência Química, Jogo e outras Compulsões

Autores

VERÔNICA VIDOTTO CARICATI, ADRIANA SCATENA , DENISE DE MICHELI , RICHARD ALECSANDER REICHERT , WANDERLEI ABADIO DE OLIVEIRA , ANDRÉ LUIZ MONEZI ANDRADE